(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Gravidez

Hospital das Clínicas da UFMG participa de pesquisa sobre COVID na gestação

O intuito da pesquisa é identificar as principais complicações decorrentes da COVID para que estratégias de cuidado possam ser criadas


09/03/2022 17:40 - atualizado 09/03/2022 18:20

Grávida com foto de ultrassom em frente à barriga
HC da UFMG se une ao estudo patrocinado pela OMS e coordenado pela Unicamp (foto: JerryLai0208/Creative Commons)

 

O Hospital das Clínicas da UFMG, em parceria com a Rede Brasileira em Estudos da Covid-19 em Obstetrícia (Rebraco), liderada pela Unicamp, fará parte de um estudo sobre os impactos da COVID-19 na gestação, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa engloba maternidades do Brasil e de outros países - como Argentina, Chile, Índia, Bangladesh, Irã e Quênia. 


O intuito da pesquisa é identificar as principais complicações decorrentes da COVID para que estratégias de cuidado possam ser criadas.

 

Gestantes em pré-natal no HC-UFMG/Ebserh que aceitarem participar do projeto passarão por entrevistas e exames sorológicos que confirmam ou excluem a doença.


As voluntárias serão divididas em vacinadas (com e sem COVID) e não vacinadas (com e sem COVID) e acompanhadas durante toda a gestação. No parto, amostras de placenta, líquido amniótico e sangue do cordão umbilical serão coletadas e enviadas para a Faculdade de Farmácia da UFMG, que fará a análise do material.

O que já se sabe

O estudo ainda está em andamento, mas alguns levantamentos já foram feitos pelos pesquisadores. Já se sabe que a gestação aumenta as chances de a mulher desenvolver quadro grave da doença e o risco de partos prematuros ou de indicação de cesárea.


Por outro lado, acredita-se que a doença não causa malformação do bebê e que a transmissão vertical, da mãe para o feto, é uma raridade.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)