Publicidade

Estado de Minas COVID-19

OMS alerta que nova cepa descoberta pode ser resistente a vacinas

Variante Mu, identificada primeiro na Colômbia, já está presente em 39 países da América do Sul, incluindo o Brasil, e da Europa


02/09/2021 10:23

(foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avalia uma nova cepa do coronavírus. Batizada de variante Mu, a cepa surgiu na Colômbia e já está presente em 39 países da América do Sul e da Europa. A entidade classificou a versão como "variante de interesse". De acordo com a OMS, há indicativos de que a Mu pode ser resistente a vacinas. Porém, a entidade alerta que é preciso mais estudos para entender as características da Mu.  

A prevalência global é de apenas 0,1%, mas, na Colômbia, já chega a 39% e, no Equador, a 13%. A variante Mu foi detectada pela primeira vez na Colômbia em janeiro passado. No Brasil, a cepa chegou com a Copa América, em julho. 

Todos os vírus sofrem mutações com o tempo. A maior parte dessas mudanças não interferem em nada. Porém, algumas podem influenciar a capacidade de propagação e a eficácia de vacinas, por exemplo. 

A Mu é a quinta variante de interesse a ser monitorada pela OMS desde março. Também receberam a classificação Eta, Iota, Kappa e Lambda. Outras quatro receberam a classificação de "preocupantes": Alfa, Beta, Gama e Delta.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade