Estado de Minas CIÊNCIA

Cientistas desvendam 'sensor' do cérebro que faz humanos ficarem mais altos a cada geração

Os cientistas dizem ter descoberto como o corpo sabe quando crescer e começar a puberdade

04/11/2021 23:23 - atualizado 04/11/2021 23:23

Menino indicando com a mão o quão alto ele pode crescer
A altura média das pessoas no Reino Unido aumentou em 10 centímetros durante o século passado (foto: Getty Images)
O enigma para entender por que os humanos estão ficando mais altos e chegando à puberdade mais cedo do que nunca pode ser explicado por um sensor no cérebro, dizem cientistas.

A altura média das pessoas no Reino Unido aumentou em 10 centímetros durante o século 20, e até 20 centímetros em outros países, à medida em que a saúde nutricional melhorou.

Mas exatamente como isso acontece nunca foi compreendido.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de medicamentos para melhorar a massa muscular e tratar o crescimento tardio, dizem pesquisadores do Reino Unido.

Os cientistas sabem há muito tempo que os humanos com boas dietas e acesso a alimentos saudáveis tendem a crescer mais e amadurecer mais rapidamente.

Na Coreia do Sul, por exemplo, a altura adulta disparou à medida em que a nação se transformou de um país pobre em uma sociedade desenvolvida. No entanto, em partes do Sul da Ásia e da África, as pessoas são apenas um pouco mais altas em relação há 100 anos.

'Faça muitos bebês'

Sabe-se que os sinais da alimentação chegam a uma parte do cérebro chamada hipotálamo, informando sobre a saúde nutricional do corpo e desencadeando o crescimento.

Este novo estudo, publicado na revista Nature e liderado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, ao lado de equipes da Queen Mary University of London, University of Bristol, University of Michigan e Vanderbilt University, descobriu o receptor cerebral por trás desse processo.

Chama-se MC3R. Ele é o elo crucial entre o desenvolvimento e o crescimento alimentar e sexual.

"Diz ao corpo que estamos ótimos, temos muita comida, então pode crescer rapidamente, ter a puberdade logo e fazer muitos bebês", disse o professor Sir Stephen O'Rahilly, autor do estudo, de Cambridge.

"Não é mágica - nós temos o diagrama completo de como isso acontece."

Receptores no cérebro são a chave para explicar como a nutrição desencadeia o crescimento e o desenvolvimento
As vias cerebrais são essenciais para o crescimento humano e a idade da puberdade (foto: Getty Images)

Quando o receptor do cérebro não funciona normalmente em humanos, os pesquisadores descobriram que as pessoas tendem a ser mais baixas e começam a puberdade mais tarde do que outras pessoas.

A equipe pesquisou a composição genética de meio milhão de voluntários inscritos no UK Biobank - um enorme banco de dados de informações genéticas e de saúde - para confirmar que isso era verdade.

Crianças com mutações genéticas que afetam o receptor cerebral eram todas mais baixas e pesavam menos do que as outras. Isso mostra que o efeito começa logo cedo na vida.

A equipe de pesquisa encontrou uma pessoa que tinha mutações em ambas as cópias do gene para MC3R, o que é extremamente raro e prejudicial. Essa pessoa era muito baixa e começou a puberdade após os 20 anos.

Drogas para o futuro

Mas os humanos não estão sozinhos nisso - pesquisadores estudaram camundongos para confirmar que o mesmo mecanismo funciona em animais.

A descoberta pode ajudar crianças com graves atrasos no crescimento e na puberdade, assim como aquelas que se tornam frágeis por conta de doenças crônicas e precisam desenvolver músculos.

"Pesquisas futuras devem investigar se as drogas que ativam seletivamente o MC3R podem ajudar a redirecionar as calorias para os músculos e outros tecidos magros, com a perspectiva de melhorar a funcionalidade física desses pacientes", disse o professor O'Rahilly.

Os cientistas já identificaram um receptor cerebral que controla o apetite, chamado MC4R, e aqueles que não o têm costumam ser obesos.

As pessoas podem continuar crescendo cada vez mais?

Há um teto para a altura e ele é alcançado quando as pessoas atingem seu potencial genético.

Fatores como saúde e dieta têm um grande impacto sobre como isso acontece.

Quando as crianças de famílias mais pobres recebem alimentos e calorias suficientes, podem crescer até a altura que herdaram de seus pais e avós.

Pessoas mais altas geralmente vivem mais e têm menos probabilidade de sofrer de problemas cardíacos e também podem acabar ganhando mais.

Mas os humanos não podem continuar crescendo para sempre.

Como muitos outros países da Europa, a altura média no Reino Unido disparou durante o século passado - mas há sinais nos últimos 10 anos de que está diminuindo.

Em outros lugares, os maiores aumentos de altura no século passado ocorreram em mulheres sul-coreanas e homens iranianos.

As pessoas mais altas do mundo são homens nascidos na Holanda (1,82 metro), enquanto as mais baixas são mulheres nascidas na Guatemala (1,39 metro).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!