(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Variante Delta: veja a importância da testagem no enfrentamento à nova cepa

Segundo especialista, sem testagem e sem identificação das variantes, o controle da transmissão é dificultado; em Minas, já são cerca de 80 casos suspeitos


25/08/2021 18:03 - atualizado 25/08/2021 19:30

Com crescimento da variante Delta, especialistas orientam sobre importância da testagem no enfrentamento a pandemia (foto: Filipe Abras/Divulgacao)
Com crescimento da variante Delta, especialistas orientam sobre importância da testagem no enfrentamento a pandemia (foto: Filipe Abras/Divulgacao)
O crescente número de casos de infecção pela variante Delta no país alarma especialistas. A nova cepa já chegou em Minas Gerais e o cenário requer cuidado redobrado da população. 

Registros divulgados pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Pardini,  em colaboração com o Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), confirmam o grau de transmissibilidade da nova mutação do vírus da COVID-19.

Segundo os dados coletados pelo laboratório, a variante foi detectada em 0,32% das amostras analisadas em junho. Um mês depois, em julho, o índice subiu para 8,23%. 

As amostras foram analisadas na cidade do Rio de Janeiro, no entanto os especialistas afirmam que já houve uma dispersão para outras capitais como São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. 

Com a crescente nos casos de infecção pelo vírus no país, aumentar a testagem de pacientes com sintomas gripais é essencial para conter a transmissão da doença. “É a ciência que contribui com dados para o enfrentamento da Covid-19. Sem testagem e sem a identificação das variantes, controlar a transmissão fica difícil”, afirmou a infectologista do Grupo Pardini, Melissa Valentini.

Casos da variante Delta em Minas Gerais 


Até a última segunda-feira (23/08), o número de casos suspeitos em Minas Gerais aumentaram em quase 900%. Até a data, 79 diagnósticos da cepa estavam sendo tratados e analisados. Ao todo, 91 casos foram notificados à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).  

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o primeiro caso de óbito ocasionado por esta mutação da COVID-19 foi registrado no último sábado (21/08).  

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, oito possíveis casos da variante foram registrados pelo município, até a última segunda-feira (23/08). 











receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)