Publicidade

Estado de Minas PARA MANTER A CONCENTRAÇÃO

Saiba como aproveitar a quarentena para intensificar a preparação para o vestibular

Período de isolamento está longe de significar férias. Para quem não pode perder tempo, é importante manter e organizar a rotina de estudos em casa


postado em 25/04/2020 07:10 / atualizado em 25/04/2020 07:18

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

A suspensão das atividades presenciais em escolas por todo o país, das redes pública e privada, é uma das maneiras encontradas por órgãos de saúde e autoridades locais a fim de manter o distanciamento social em tempo de pandemia, visto que o contato interpessoal próximo pode ser um fator de propagação do coronavírus. Mas o período de quarentena está longe de ser férias, principalmente para estudantes que estão perto de prestar o vestibular.

Responsabilidade, disciplina e organização continuam na ordem do dia, ainda mais com os alunos diante da necessidade de manter a rotina de estudo no ambiente domiciliar. Especialistas dão dicas para passar por mais esse desafio com tranquilidade.

No Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo, as matérias continuam sendo ministradas em plataforma on-line. "É importante para os estudantes obedecer a rotina, pois não estamos em recesso", diz o coordenador do ensino médio, Dionei Andreatta. Ele reforça que os alunos precisam manter as metas de estudo, seguindo o planejamento anual da escola. O docente lembra que o mesmo número de aulas que os alunos teriam no colégio de forma presencial está sendo gravado.

Exercícios para reforçar o conteúdo também estão disponíveis e devem ser respondidos, exatamente como em sala de aula. Fóruns e chats são promovidos para esclarecimento de dúvidas. Para Dionei, este é um momento inédito para as escolas. "Porém, o uso da tecnologia ajuda a minimizar as dificuldades com a suspensão das aulas", reconhece.

ANSIEDADE


Diante desse período que, para muitos jovens antecede a realização de exames seletivos, cresce a preocupação e a ansiedade entre os estudantes, sentimentos comuns nessa fase da vida, mas que agora, com o coronavírus e o fechamento das unidades de ensino, estão potencializados. Nesse contexto, uma ajuda preciosa vem mesmo da internet e plataformas on-line.

No Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, os estudantes do último ano do ensino médio seguem com a rotina no mesmo horário, com aulas transmitidas ao vivo e fóruns de discussão. "Um cronograma de aulas é divulgado com antecedência, facilitando na organização dos estudos e na dinâmica de dúvidas", explica Sandro Anselmo Coelho, coordenador do ensino médio da escola.

Sandro pontua que, no momento em que o isolamento social é ponto primordial para a proteção contra o coronavírus, aparece também a oportunidade de desenvolver habilidades diferentes, que podem e devem ser valorizadas, como a disciplina, organização, autonomia e administração do tempo, por exemplo. "São características bastante necessárias no mercado de trabalho, independentemente da área escolhida pelo profissional", comenta.

Entre as recomendações de especialistas, está promover um ambiente adequado, para ajudar na concentração. Nesse ponto, reservar um local específico para estudar, com iluminação bem elaborada para essa função, e sem barulho, é fundamental. Estabelecer um plano de estudos, distribuindo tempo e conteúdo, formando uma agenda específica para esse tipo de organização, é outra dica.

Tentar manter em casa o estudo durante o mesmo horário em que estaria na escola é mais uma indicação, assim como fazer pausas, o que auxilia na produtividade e atenção, além de aproveitar as ferramentas tecnológicas, compartilhando dúvidas com os colegas, usando fóruns e outros canais para comunicação direta com professores.

Uma boa ideia é também reconhecer o intervalo do dia em que o rendimento para o estudo é melhor - o que varia conforme cada pessoa. Se o foco e o desempenho são melhores à noite ou pela manhã, é bom que o estudante respeite seu próprio ritmo.

(foto: Arte: Soraia Piva)
(foto: Arte: Soraia Piva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade