(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TRENDS TALKS

Vivendo a sua marca

A percepção das empresas e produtos muito além do marketing tradicional


20/08/2021 06:00 - atualizado 19/08/2021 18:40

(foto: Pexels/Reprodução )
(foto: Pexels/Reprodução )
A marca de uma empresa, de um bem ou de um serviço é uma forma do cliente pensar sobre aquilo e formar suas impressões. As intenções das organizações devem buscar incessantemente a experiência desse cliente, a partir de um  conceito de marketing mais amplo , do qual toda a empresa participa.
 
 
Esqueçam a marca como sendo a placa na fachada, o rótulo do produto ou a etiqueta da roupa. Estamos falando de construções culturais vivas e dinâmicas
 
 
Símbolos, mensagens e atitudes se fundem aos conceitos de empresa ou produto, gerando satisfação e lealdade, mas sem vínculo direto com market share ou lucratividade. Fatores como a importância para o cliente e a competência da empresa para realizar a demanda cada vez mais definem as possibilidades de interações.

Os consumidores podem variar de verdadeiros "apóstolos" (defensores da marca) até os subversivos, passando pelos indiferentes. Atingir a zona de afeição desse consumidor, aí sim, afeta de forma sustentável e profunda o desempenho da sua empresa.

Para se ter um cliente entusiasta temos que fazer tudo certo, o tempo todo. São clientes advogados, apóstolos, fãs. Para isso, duas capacidades organizacionais são fundamentais: perceber a situação pelo prisma cliente e ter atenção aos mínimos detalhes. E essas possibilidades só podem ser levadas realmente a cabo por pequenos negócios, pela proximidade que conseguem ter com seu público.

E será que "o cliente tem sempre razão"? Algumas vezes a resposta é não. Um cliente fora do nicho de especialidade da empresa, de seu target, deve ser bem atendido, é claro, mas deve ser levado em conta o custo desse processo isolado.

Qual o conjunto de clientes/cohort gera maior receita e melhor margem? Imaginemos um caso em que 20% dos clientes geram 60% da receita e 80% do lucro. Esse conjunto de pessoas tem que ser profundamente entendido e "cuidado" ao longo de um relacionamento cuidadosamente lapidado.

Ainda em relação ao atendimento e o vínculo com a marca, muitas vezes é relegado a segundo plano, ou mesmo desvinculado do caráter produtivo do profissional, o seu caráter. E esse pode ser um erro fatal, já que competências podem ser treinadas e caráter não. Todos numa empresa devem entender a importância que tem e se sentir um pouco como donos do negócio. Tudo envia uma mensagem, não só o que é dito!

Guy Kawasaki, investidor e ex-evangelizador da Apple foi perfeito ao dizer que "Se quer uma imagem melhor comece com uma realidade melhor".

Algumas perguntas chave para entender como sua marca está sendo percebida são:

- Que experiências nossos clientes estão divulgando?

- O que é mais importante para os clientes?

- Como eles interpretam as experiências?

Os clientes interpretam as experiências a cada minuto. Competência, adaptabilidade, honestidade, proatividade, empatia, atmosfera ganham a lealdade do cliente. Preço, muitas vezes, não.
 
Leia mais textos do Trends Talks no  site  e no  Instagram .

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)