(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Confira 10 MBAs para os executivos que almejam alcançar cargos de gestão e liderança


21/07/2021 14:20 - atualizado 08/11/2021 14:46

Existem diversos programas que oferecem desde vivência internacional e dupla certificação a enfoque em determinadas áreas de atuação

No campo profissional, aqueles que almejam uma trajetória sólida, com cargos de decisão, podem ter na educação executiva um requisito tão importante quanto os anos de vivência profissional muitas vezes, esses programas funcionam até como um atalho.

Ter um MBA no currículo também é sinônimo de um salário mais alto. Segundo a 54ª Pesquisa Salarial da Catho Educação, profissionais pós-graduados em cargos de liderança recebem 47,2% a mais. A valorização também é uma realidade para aqueles em cargos operacionais: os ganhos chegam a ser 25% acima dos colegas com diploma de graduação. 

Mas, atualmente, são diversos MBAs que as instituições oferecem e para ajudar aqueles que estão em busca de iniciar uma pós-graduação, criamos uma lista de 10 MBAs indicados para aqueles executivos que almejam alcançar cargos de gestão e liderança.

  • Gestão Estratégica de Negócios PUC

Promovido pela Escola de Negócios da PUC, o MBA de Gestão Estratégica de Negócios é voltado para profissionais graduados em qualquer área, que busquem sanar novas demandas do mercado de trabalho. A proposta do curso é refinar as habilidades de tomada de decisões nos negócios, assim como ampliar as competências gerenciais e estratégicas. Além de fornecer formação para gestão de áreas como pessoas, finanças, operações, marketing e planejamento, o conteúdo tem o objetivo de capacitar o profissional nos temas de inovação, transformação digital e desenvolvimento sustentável. O programa é coordenado pela Profa. Dra. Maira de Cássia Petrini, Pós-doutora pela HEC Montreal Canadá (2017), doutora em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas SP (2006) e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999).

  • MBA em Gestão Empresarial Fundação Getulio Vargas

O programa de MBA em Gestão Empresarial da FGV é direcionado a profissionais que desejam desenvolver competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão. A grade curricular é focada em conhecimento e técnicos e habilidades de gestão, desenvolvimento de competências comportamentais, de comunicação e raciocínio analítico.

A instituição oferece três versões: presencial, sob a coordenação de Miguel Ferreira Lima, doutor em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Conselho Técnico da AEB Associação de Comércio Exterior do Brasil; live, que tem à frente Pedro de Seixas Corrêa, mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador acadêmico da FGV desde 2008; e online, coordenada por Betovem Coura, PhD em Administração, com pesquisa na área de Finanças e Contabilidade Gerencial pela Universidade da Flórida.

  • MBA Executivo em Marketing ESPM

Durante o curso, os alunos terão conteúdos envolvendo branding, governança corporativa, inovação e produto e consumer insights, entre outras disciplinas direcionadas a profissionais com mais de cinco anos de experiência no mercado em busca de desenvolvimento nas áreas de marketing, gestão de negócios e liderança. O curso é coordenado pelo Prof. Bruno Henrique de Araújo, doutor em administração de empresas com ênfase em Estratégias em Gestão Internacional Negócios (ESPM) e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças Estratégicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Americas MBA Fundação Instituto de Administração (FIA)

O programa da FIA foi desenvolvido em conjunto com a Universidade de Vanderbilt (Estados Unidos), a Universidade de Simon Fraser (Canadá) e o Instituto Tecnológico Autónomo de México (ITAM). Os primeiros nove meses são na sede da FIA, em São Paulo, seguidos de residências no Canadá, México e EUA, respectivamente. Além de matérias como análise econômica para negócios, marketing em mercados emergentes e estratégia global, os alunos participarão de projetos de consultorias em empresas internacionais. A coordenação é da Prof.ª Renata Giovinazzo Spers, doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), em 2007, e professora Associada do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

  • MBA Gestão Empresarial Fundação Instituto de Administração (FIA)

O curso possui, atualmente, quatro turmas com períodos de inscrição abertos (três presenciais e uma à distância). Os módulos abordam temas como marketing estratégico e comércio internacional, economia e macroambiente, controles gerenciais, assim como finanças corporativas avançadas e gestão de negócios e pessoas. O coordenador do curso é o Prof. Almir Ferreira de Sousa, doutor em Administração (USP), com atuação em finanças corporativas, pequenas e médias empresas e educação financeira pessoal.

  • MBA Executivo em Finanças Saint Paul em parceria com a B3

O curso é direcionado a executivos que atuam na área de finanças em grandes empresas ou no próprio mercado financeiro. É realizado em parceria com a B3, a Bolsa de Valores brasileira, que contribuiu na elaboração do conteúdo e fornece professores. As disciplinas envolvem conteúdos como mercados derivativos, valuation e finanças corporativas, liderança na era digital, planejamento estratégico, assessment de carreira e data science. A Saint Paul disponibiliza o apoio de tutores até o final do curso. A coordenação é da Profª. Bruna Losada, pós-doutorada em Finanças para Startups na Universidade de Columbia, em Nova York, e doutora em Finanças pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

O objetivo do Beyond MBA é colocar os seus alunos em contato direto com executivos de alto nível que compartilham seus conhecimentos e experiências reais em suas aulas. Aprender com profissionais experientes e reconhecidos no mercado de empresas digitais de grande sucesso é uma oportunidade única que poucas instituições podem oferecer.

Os alunos terão aulas com facilitadores que já atuaram e atuam em grandes empresas de tecnologia, como, por exemplo: Tesla, Vasily Starostenko; Google, Piero Marlia; Facebook, Emin Aliev; Booking.com, Andrew Mende; Uber, Shiva Arunachalam; Nubank, Diniz Conde; Netflix, Suzana Freitas; We Work, Kenneth Siber; ex-Credit Suisse, Kobby Osei-Kusi; Twitch, Tarun Gangwani; Loft, Gabriel Hamu; entre outros. 

Além disso, o aprendizado não tem hora marcada. Ou seja, a instituição não define os dias e horários de suas aulas. O conhecimento está disponível 24 horas, dando ao aluno a liberdade de aprender quando quiser, onde quiser e pelo dispositivo que escolher.

Outro grande diferencial do Beyond MBA da ULTIMA é que os facilitadores trazem um conhecimento global, o conteúdo é inteiramente dado em português, além de oferecer uma experiência de aprendizagem digital e multiplataforma. O curso é acreditado pela instituição Inglesa CPD Continuing Professional Development.

  • MBA Executivo Internacional em Liderança e Gestão Saint Paul em parceria com a ESMT

O programa da Saint Paul conta com aulas elaboradas em conjunto com a European School of Management and Technology (ESMT). O objetivo é trazer conteúdos direcionados às dinâmicas da nova economia, com módulos de transformação digital, marketing estratégico e branding. Outro foco é promover estudos sobre liderança em diversos campos, como negócios sustentáveis, autoliderança, assessment de carreira e outras ferramentas que ajudam o aluno a ampliar as noções de inovação e crescimento. O curso também proporciona uma sessão de coaching individual para auxiliar executivos C-Level. A coordenação é da Profª. Bruna Losada, pós-doutorada em Finanças para Startups na Universidade de Columbia, em Nova York, e doutora em Finanças pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

  • MBA Executivo COOPEAD UFRJ

Listado duas vezes no ranking do "Financial Times" de MBA Executivo, o programa da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem o objetivo de aprimorar profissionais que buscam posições de liderança por meio de disciplinas voltadas para gerenciamento financeiro, macroeconomia brasileira, inovação, sustentabilidade, estratégias e tomada de decisões, comunicação, marketing digital e negociação. O curso oferece também a possibilidade de o aluno escolher a área de concentração da especialização estratégia, inovação e design thinking, gestão de saúde e valuation. A coordenação é do professor Vicente Ferreira, mestre em Administração de Empresas pela UFRJ e doutor em Economia pela mesma instituição.

  • MBA em Gestão de Negócios Ibmec

O programa em Gestão de Negócios do Ibmec é voltado para desenvolver competências gerenciais. Na modalidade presencial, o curso é dividido em quatro módulos focados em tomada de decisão e novas tecnologias, planejamento e governança, estratégia de mercado e habilidades interpessoais e controle gerencial. Já o programa online se concentra em cinco áreas de estudo: gestão estratégica, controle gerencial, planejamento e governança, inovação e cultura organizacional e, por último, estudos aplicados. O coordenador geral dos cursos de pós-graduação e extensão do Ibmec/SP é Cleberson Luiz Santos de Paula, doutor em Administração pela PUC-MG, mestre em Ciências Contábeis pela UFMG e em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)