Indústria cervejeira aguardou 10 meses pela licença ambiental, que finalmente saiu na manhã de hoje

Heineken aguardou dez meses pela licença ambiental, que finalmente saiu na manhã de hoje

Patrick Hertzog - AFP

O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou nesta quinta-feira (26/1) a licença que permite a instalação da fábrica da Heineken em Passos, no Sudoeste de Minas Gerais. Foram sete votos favoráveis e um contrário. O colegiado também deu aval às condicionantes impostas à cervejaria para começar a operar oficialmente.

Os conselheiros das secretarias de Estado de 'Desenvolvimento Econômico', 'Infraestrutura e Mobilidade' e 'Fazenda' votaram a favor, assim como os representantes da Codemig, Fiemg, Siamig e OAB/MG. O único voto contrário foi da conselheira da UNA, Fernanda Raggi, argumentando que o projeto precisa de mais discussões. Estavam ausentes os conselheiros que representam a Segov, o CREA, Mover e Appa.

Os principais entraves estavam relacionados ao volume de água necessário para abastecer o empreendimento - 475 mil litros por hora - às compensações para mitigar os impactos de cortes de vegetação que precisarão ocorrer no bioma Mata Atlântica e às estradas.

Definição da sede


Inicialmente, a Heineken construiria a fábrica em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, porém uma disputa jurídica fez a cervejaria desistir do negócio, uma vez que o local escolhido ficava em um sítio de arqueologia.

Em 27 de abril, o Grupo Heineken anunciou a cidade de Passos como a localidade que receberia sua nova cervejaria no Brasil. Mais de 200 municípios disputaram a sede, sendo que Uberaba e Uberlândia chegaram a ser cogitadas. Ao optar por Passos, a empresa levou em conta a localização e os incentivos para instalar a sua nova fábrica.

Essa será a unidade produtiva mais sustentável da empresa até aqui e a primeira a ser pensada e construída do zero pelo Grupo Heineken. Com previsão de inauguração até 2025, a nova operação empregará 350 pessoas, além de gerar aproximadamente 11 mil empregos indiretos, e produzirá as marcas puro malte, como Heineken e Amstel.

Localização


Desde o anúncio da saída de Pedro Leopoldo, a Heineken levou em consideração critérios fundamentais como disponibilidade hídrica, desenvolvimento socioeconômico local - respeitando o patrimônio histórico e cultural local e priorizando o distanciamento de unidades de conservação ambiental - e a facilidade logística para o abastecimento do estado de Minas Gerais e da região Sudeste.

Esta será a primeira fábrica da Heineken em Minas. A empresa garante que será abastecida com 100% de energia de fontes renováveis, com meta para neutralizar emissões de carbono. Também está prevista a instalação de sistema de abastecimento para ampliar a captação de água existente - o que a Heineken considera como "legado para a comunidade".

Investimentos em Passos


A cidade de Passos também já está dentro do programa de geração distribuída de energia verde da marca Heineken. Todos os moradores do município terão acesso à energia renovável a partir de um cadastro simples e de forma 100% digital na plataforma da marca, sem necessidade de instalação em casa. Já foram inscritas mais de 400 pessoas.

No pilar social, o Instituto Heineken Brasil, apresentado ao mercado no início deste mês, definiu um plano inicial de impactar positivamente mais de 80 jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do WeLab by Heineken, programa que busca promover uma relação equilibrada com a bebida alcoólica. A fábrica em Passos deverá ser inaugurada em 2025, mas há especulações que dentro de dois anos estará funcionando.