(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JUVENTUDE REVERSA

9 frases e comentários etaristas que podem e devem ser evitados

Pensar em como lidamos com a idade - a nossa e a dos outros - e na forma como a abordamos é agir de maneira bonita. A luta contra o etarismo é longa!


18/11/2021 06:00

Imagem de senhora idosa na rua
Etarismo provoca o isolamento social (foto: Pixabay)


Como ninguém é jovem para sempre, à medida em que a expectativa de vida dos brasileiros vai aumentando, não importando a cor, gênero ou classe social, provavelmente experimentaremos o etarismo – preconceito de idade.

Segundo o relatório global sobre preconceito etário da OMS – Organização Mundial da Saúde, de março de 2021, estima-se que uma em cada duas pessoas no mundo tenha atitudes discriminatórias devido a idade.

“etarismo”, que é a discriminação por idade, leva a precarização da saúde do idoso, promove o isolamento social, causa mortes prematuras. Estima-se que o etarismo custe bilhões às economias.

- Leia: Preconceito é caretice, basta de piadas e comportamentos racistas
 
Segundo Goethe, para que se tenha uma vida plena é preciso dedicar cinco minutos ao dia para contemplar, escutar ou pensar em algo bonito. Pensar em como lidamos com a idade – a nossa e a dos outros – e na forma como a abordamos é agir de maneira bonita 

Você sabe quais frases e comentários ditos aleatoriamente são etaristas? Muita gente não sabe, mas várias expressões que usamos com frequência são etaristas, mesmo que não tenhamos a intenção de ser.

Selecionei 9 frases e comentários etaristas que podem e devem ser evitados:

01 – Nossa, você não parece a idade que tem! 
Dito dessa forma, aquela pessoa, pela idade que tem, deveria estar mais feia. Qual o incômodo de estar com a aparência da própria idade? 

02 – Você deve ter sido muito bonito (a) ou ela (ele) é muito bonita (o) para sua a idade.
Parece um elogio, mas na verdade, o que fica nas entrelinhas é que a pessoa não ser jovem, até que é bonita (o). Isso sugere a beleza só existe na juventude e não em todas as etapas da vida. Por que não dizer apenas “você é tão bonita (o)?

03 – Você ainda transa?
Sexo e desejo não têm nada a ver com idade. Talvez, em algum momento, não seja mesmo possível fazer todas as posições do Kama Sutra, mas quem disse que prazer tem a ver com performance?

04 – Você não tem mais idade para usar isso!
Quem disse que podemos fazer ou usar só quando somos jovens? Homens e mulheres de qualquer idade têm direito de vestir ou fazer o que tiverem vontade e ninguém tem nada com isso.

05 – Desculpa perguntar, mas quantos anos você tem?
Envelhecer não é feio ou errado, muito menos ofensa para se pedir desculpas.

06 – “Ela poderia ser a mãe dele.”
Acredite, se duas pessoas escolhem namorar, casar ou mesmo ter um relacionamento casual, é porque há sintonia entre eles e a idade é o que menos importa. Importante: ela não é a mãe dele!

07 – “Tá esquecido (a) por causa da idade”. 
Esquecer faz parte da vida.  Ninguém demonstra preocupação quando um jovem de 20 anos não se lembra onde largou o celular ou não se recorda do nome da namorada do primo.

08 – “Ele (a) não entende dessas coisas, pois já está velho (a)”. 
Não há idade para os adultos entenderem de algum assunto e nenhum tema   pode ser considerado como exclusivo de pessoas jovens. Portanto, não pareça surpreso se algum conhecido mais velho for super bem-informado sobre relação a redes sociais, tecnologia, música etc.

09 – “Tá querendo parecer mocinha/garotão”.  
Quais comportamentos definem juventude? Gostar de sair para beber ou dançar? Namorar? Viajar? Encontrar amigos? Querer mudar de carreira?” Pois bem, acredite: nada disso é exclusividade dos mais jovens. Todos  têm direito de fazer aquilo que lhes permita serem felizes, independentemente da idade.

A luta contra o etarismo é longa!

P.S. Em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado. A intenção da data é provocar uma reflexão de como o racismo permeia a formação da sociedade brasileira, e ainda dar voz aos que lutam pelos direitos da população afrodescendente. 

Diante da negligência e a violência que os negros sofreram e ainda sofrem, nós, da Juventude Reversa,  gostaríamos de nos juntar àqueles para quem “as Vidas Negras importam”, ressaltando que a vida dos idosos importam demais. 

Vozes-Mulheres (Conceição Evaristo)
A voz de minha bisavó
ecoou criança
nos porões do navio.
ecoou lamentos
de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
        e
        fome.

A voz de minha filha
recolhe todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)