(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas JUVENTUDE REVERSA

Cabelos grisalhos: mulheres assumem o envelhecimento com naturalidade

A cor dos cabelos está mudando: cabeça de prata vale ouro. A quarentena foi uma oportunidade para experimentar e quem sabe aceitar os cabelos brancos


20/05/2021 06:00 - atualizado 19/05/2021 13:23

Samara Felippo resolveu assumir os cabelos grisalhos e está muito feliz(foto: Juliana Coutinho/ Divulgação)
Samara Felippo resolveu assumir os cabelos grisalhos e está muito feliz (foto: Juliana Coutinho/ Divulgação)


Padrão de beleza é uma expressão usada para caracterizar como deve ou não deve ser o corpo e a aparência das pessoas para serem consideradas bonitas. O padrão de beleza varia de lugar para lugar. No Brasil, um país multirracial, o padrão de beleza europeu é o mais valorizado, em detrimento da diversidade dos tipos de beleza que efetivamente existem.

Daí a importância da escolha de Anitta, a mais internacional de nossas cantoras, em gravar o clipe da sensacional trap music, Girl From Rio, no Piscinão de Ramos e contribuir para a quebra do paradigma de que a beleza loura e branca deva ser o modelo a ser seguido no Brasil.

Cabelos crespos e escuros sempre foram malvistos, a ponto de expressões como “cabelo ruim” ainda serem arraigadas na língua, evidenciando o racismo velado no vocabulário de muitos brasileiros. Ser careca, ter sardas, ter cabelo branco, etc, são características comuns a muitas pessoas, o que não significa que elas sejam feias.

Padrões de beleza sempre existiram ao longo da história e se modificam com o passar do tempo. Cabe a nós acelerarmos essa mudança de comportamentos impostos com relação aos cabelos brancos

Os cabelos grisalhos despertam opiniões diferentes entre homens e mulheres. Para nós homens, o impacto é positivo; é considerado charmoso, dizem. Ao contrário de alguns que insistem em tingi-los de acaju, enquanto as orelhas, nariz e postura se deformam.

Para as mulheres o impacto é diferente, é falta de vaidade e desleixo. 

Não há nada errado com o cabelo grisalho - com o passar do tempo o nosso organismo produz menos melanina, a proteína que dá cor aos cabelos. Trata-se de uma questão de escolha, de uma renúncia, aceitar os cabelos brancos. Sem mencionar a economia com tintura para cabelos e salões de beleza para o tratamento de fios danificados pelo uso frequente de químicos. 

Vale a pena mirarmos novamente na juventude de nossos dias. Uma juventude mais preocupada com o meio ambiente, sustentabilidade e propósitos do que a velha opinião formada sobre tudo.

Todo processo de mudança é difícil, falta mais visibilidade das mulheres que estão estabelecendo o novo padrão com seus cabelos brancos. Noto, em minhas idas ao supermercado, que muitas mulheres, devido à reclusão imposta pela quarentena, aproveitaram o empurrão para assumir os cabelos grisalhos. Confesso que tenho me surpreendido positivamente com o que tenho visto; são mulheres maduras que nada nos remetem a Madame MiN, da Disney. É um prazer vermos Suzana Alves, Preta Gil, Betty Faria, Carla Vilhena, Gloria Pires entre outras celebridades envelhecendo lindamente ao aderirem aos seus cabelos naturais.

É sentir-se satisfeito com a vida outra vez, deixar passar a crise da meia idade ao tomarmos consciência de que a vida é finita e a ditadura da beleza um engodo.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)