(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TURISMO E NEGÓCIOS

Brumadinho: um Céu de Montanhas

Conheça o catálogo que organiza experiências turísticas bem pertinho de Belo Horizonte


19/07/2022 07:25 - atualizado 19/07/2022 09:21

Igreja do Quilombo Sape vista do alto
Igreja do Quilombo Sape (foto: Acervo Projeto/ Igreja Quilombo Sape)


Dependendo de onde você está em Minas Gerais, especialmente na região central próximo à capital Belo Horizonte, é possível ver tantas montanhas que mais parece um mar. Ou um céu, de montanhas. Brumadinho, a cidade que fica no coração do Circuito Veredas, é uma dessas cidades onde perdemos de vista as montanhas. Terra das brumas, as névoas que se enroscam no céu de montanhas de Brumadinho nas manhãs frias dão o charme a empreendimentos que abrigam pura mineiridade para as mais charmosas experiências turísticas.

Embalados por este cenário, que abraça a capital mineira – afinal é possível chegar em Brumadinho saindo pela BR040 rumo ao Rio de Janeiro, ou pela BR381 rumo à São Paulo – a Vale, em parceria técnica com o Instituto Rede Terra e com curadoria do designer Ronaldo Fraga, criou o catálogo Céu de Montanhas. O catálogo que faz parte do projeto de turismo rural e de base comunitária dentro do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, organiza 28 experiências turísticas, para que seja possível conhecer a cidade e seus distritos e povoados para muito além do incomparável Museu Inhotim.

Por lá é possível vivenciar a “Barrocada Cultural”, conduzida pela historiadora e pesquisadora Marcela Azevedo. Você vai experimentar a cachaça mineira de um jeito que você nunca imaginou. Uma explosão de sabores na boca, tal qual é a própria Marcela, que já há alguns anos se aprofundou na mixologia molecular utilizando ingredientes locais. Brumadinho também abriga diversas comunidades quilombolas, remanescentes de escravizados fugitivos que guardam a nossa história e ancestralidade. E são várias experiências, que vão desde a gastronomia, até o artesanato, passando pelos festejos e tradições religiosas.

Se Minas Gerais é o estado da gastronomia, em Brumadinho é possível experimentar uma boa parte de muito do que o estado oferece. Quintadas e quitutes, pratos tradicionais, charcutaria, e até mesmo a comida mineira conectada com a gastronomia síria, libanesa, turca, marroquina e da Tunísia. Afinal, o Brasil também é terra de imigrantes, e o artista e cozinheiro Abrahão, buscou nas suas origens sua conexão com Minas Gerais. E para quem não sabe, Brumadinho é um dos berços da cerâmica. Por lá, é possível encontrar uma enorme diversidade de ceramistas, que abrigam em seus ateliês peças únicas, mas que também dão ao turista a possibilidade de colocar a mão no barro, com direito a levar a própria obra de arte para casa. E já imaginou comer essas delícias servidas em pratos e utensílios artesanais?! 

No catálogo “Céu de Montanhas” de montanhas é possível degustar essas experiências que despertam os 5 sentidos, e fazem o turismo de experiência acontecer. Cada visita, cada sorriso, cada história dá o tom humano que o turismo atual propõe. E nós, que durante a pandemia pudemos aprender a valorizar o olho no olho, os aromas, a conversa presencial e o contato com a natureza, recebemos de presente essas 28 experiências embaladas por pessoas que fazem o turismo acontecer, e que são as verdadeiras protagonistas do destino Brumadinho.

Quer saber mais sobre turismo, além de apenas dicas de viagem? Me siga no Instagram @blogdaisabellaricci ou acesse blogdaisabellaricci.com.br

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)