(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TURISMO E NEGÓCIOS

Sampa: Room Office é a evolução da hotelaria

Na série Sampa, saiba como qualquer profissional adaptado ao home office pode ser um nômade digital na capital dos negócios do Brasil


19/10/2021 06:00 - atualizado 19/10/2021 07:13

Quarto de hotel
quem migrou para esse novo formato de trabalho em São Paulo, são os profissionais que se estabeleceram bem no trabalho remoto (foto: Vinicius Espírito Santo/SheratonWTC/Divulgação)
A pandemia que deu novos rumos ao mundo nos últimos 18 meses, nos mostrou sentimentos e reações que nem nós mesmos sabíamos que tínhamos. Pessoas e negócios precisaram se reinventar, muitas vezes em sua essência. Percebemos que perder nossa liberdade de ir e vir, adoece. Adoece a alma e o corpo. E as viagens e prática do turismo, antes percebidas como algo supérfluo e dispensável, tomaram um lugar de destaque na vida das pessoas. 

Neste cenário, onde muitas adaptações precisaram ser feitas, novas práticas chegaram provavelmente para ficar. Quando descobrimos que uma grande parcela da população pode trabalhar de qualquer lugar, descobrimos também não só os blogueiros de viagem podem ser nômades digitais. 

Diversas profissões podem aderir à prática, que muitos já viam como bem mais saudável do que ir todo dia para o mesmo local de trabalho. E aí, o home office virou anywhere office, e a hotelaria descobriu um nicho que pode ser bem lucrativo para seus proprietários e investidores e muito prazeroso para quem pode trabalhar de qualquer lugar. É o room office, a evolução da hotelaria!

Muitos destinos, capitais, resorts ou cidades menores, já aderiram ao modelo, que transforma quartos de hotel em ambientes de trabalho agradáveis. Mas São Paulo, como o principal destino de negócios do país, ganha um charme a mais quando se fala em room office. 

A cidade já conhecida pelo turismo de negócios, vem se consolidando também como destino cultural, como já abordei por aqui na semana passada, apresentando a reabertura do  Museu da Língua Portuguesa , importante não só para a cultura do país, mas para reestabelecer um importante atrativo que contribui para consolidar a cidade no eixo dos grandes destinos de turismo de cultura. 

A cidade que não dorme, oferece opções não apenas para executivos, mas para famílias, jovens adultos e adultos maduros. E se o trabalho faz parte da nossa vida, tal como as reuniões de família e os passeios com os amigos, porque não o incorporar à nossa vida de uma maneira leve e saudável, ainda que no detalhe do local de onde se produz?!

O perfil de quem migrou para esse novo formato de trabalho em São Paulo, são os profissionais que se estabeleceram bem no trabalho remoto e que não necessariamente precisam executar suas tarefas de casa. Ou seja, um viajante que busca um hotel, como por exemplo o  Sheraton SP WTC , para mudança de ambiente do dia a dia, podendo em suas horas livres, aproveitar sua hospedagem na piscina, spa, academia e todos os mimos e conforto que um bom hotel pode oferecer. 

Além de poder desfrutar da maravilhosa gastronomia da capital paulista, agenda cultural, compras e passeios nos arredores. O presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) – que é a entidade responsável por atuar na captação e apoio a eventos para São Paulo – diz que: “Esse novo turismo de negócios, pago pela pessoa física que busca um ambiente diferenciado para o trabalho, impacta em como estudávamos o setor, pois suas viagens não são necessariamente de temporada, podendo pulverizá-las por todo o ano e durante dias úteis, tendo assim, um valor diferenciado para as diárias, extensão da estadia por um período maior incrementando a economia do destino e aproveitando todas as adaptações que os hotéis executaram no último ano”.

De acordo com o  Barômetro Visite São Paulo  de julho, pesquisa mensal do SPCVB realizada com os membros dos Conselhos de Administração, Consultivo e Curador, mais de 80% dos empresários e líderes do setor apontam que irão manter o sistema de trabalho home office, ainda que parcial e com encontros presenciais estratégicos, mesmo superada a crise.

Arrisco a dizer, que esse novo modelo pode reduzir muito a dependência da sazonalidade que o setor do turismo possui, e no médio e longo prazo irá impactar positivamente nas tarifas de meios de hospedagem para o público consumidor, uma vez que a ocupação média tende a aumentar neste novo e prazeroso modelo de consumo. 

E cá pra nós, quem não quer ir para São Paulo e só aproveitar a parte boa?! Ótimos hotéis, excelentes restaurantes, vida cultural da melhor qualidade e ainda poder fugir do trânsito nos horários de pico porque você está no conforto do seu room office!

Quer saber mais sobre turismo, além de apenas dicas de viagem? Me siga no Instagram  @blogdaisabellaricci  ou acesse  blogdaisabellaricci.com.br



*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)