(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Curso internacional de patrulhamento qualifica Guarda Municipal de BH

Ministrado pela primeira vez no Brasil, o treinamento tem viabilizado o repasse aos guardas municipais da experiência do uso das bicicletas pela polícia de Chicago


postado em 05/09/2017 19:31 / atualizado em 06/09/2017 08:13

Craig é instrutor do Curso de Bike Patrulha da Associação Internacional de Polícia Mountain Bike (IPMBA)(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press )
Craig é instrutor do Curso de Bike Patrulha da Associação Internacional de Polícia Mountain Bike (IPMBA) (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press )
A Guarda Municipal participou, na tarde desta terça-feira, do seu segundo dia de aula com o norte-americano Craig Lepkowski, comandante da Forest Police Department, da cidade de Chicago. Craig é instrutor do Curso de Bike Patrulha da Associação Internacional de Polícia Mountain Bike (IPMBA), considerado um dos maiores centros de treinamento policial em bicicletas. As aulas ocorreram no Centro Esportivo Universitário da UFMG, no Bairro São José, na Região da Pampulha.

Ministrado pela primeira vez no Brasil, o treinamento tem viabilizado o repasse aos guardas da experiência do uso das bicicletas pela polícia de Chicago e dos principais fundamentos do ciclopatrulhamento policial, de forma mais ampla, conferindo aos participantes a certificação internacional Police Cyclist Certification.

A opção por veículos não motorizados vem se tornando cada vez mais comum entre órgãos de segurança pública. O policial norte-americano repassou a quatro integrantes do Grupo de Ronda Bike da Guarda Municipal os principais fundamentos do ciclopatrulhamento policial. Lepkowski afirma que o uso das bikes ajudou a diminuir a criminalidade em Chicado.

“A vantagem em relação aos carros é que a bicicleta pode atingir todas as áreas. Por exemplo, há locais com árvores ou garagens onde a bicicleta é muito mais adequada. É uma modalidade que tem crescido em todo o mundo e em BH, devido ao clima tropical do Brasil, é possível usa lá em todas as estações do ano”, afirma o americano.

TECNOLOGIA Craig está aproveitando também para conhecer as quatro bicicletas elétricas que atualmente estão em fase de teste pela Guarda Municipal, que está implantado o modelo “Ultra Mobile Bike”, bicicleta inovadora que possui tecnologia e design italiano e se destaca por utilizar o pedal assistido, considerado apropriado para emprego em locais de relevo acidentado, por poupar o esforço físico dos usuários.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)