
Entre os motivos para a boa expectativa, estão o avanço da vacinação na capital mineira e as flexibilizações no comércio. Para Matheus Daniel, presidente da Abrasel-MG, a proibição da venda de bebidas alcóolicas, em 2020, deu grande prejuízo para os empresários do setor.
"As bebidas alcoólicas representam mais de 50% do faturamento dos estabelecimentos. Sem elas, fica impossível falar em festa de confraternização. Dezembro de 2021 será, de fato, um renascimento para nós".
Agora, com protocolos mais flexíveis, as casas estão se preparando para voltar, entretanto ele garante que esse retorno deverá ser seguro para os clientes. "Todas as casas, por sinal, estão se preparando para este período, sobretudo, com bastante segurança, pois entendemos que ele será crucial para ajudar na recuperação ou darmos fôlego para o caixa tão atingido há mais de um ano e meio".
Estratégias
Contratação de novos funcionários, investimento em pacotes personalizados e aposta em ambientes abertos fazem parte das estratégias dos empresários do setor. Segundo uma pesquisa realizada pela Abrasel-MG, entre 14 e 27 de setembro, com 178 empresários do setor em Minas, 30% deles pretendem aumentar o quadro de funcionários, principalmente com a proximidade das festas corporativas.

O local também aposta no ambiente aberto, já que tem uma grande varanda, que virou preferência dos clientes. "Hoje, muitos dos que optam por confraternizar aqui, levam em consideração o nosso espaço, que é bem arejado e permite o distanciamento".

Os interessados em trabalhar no setor de bares e restaurantes neste fim de ano podem verificar vagas disponíveis no portal da Abrasel-MG, clicando AQUI.
Adaptar os preços e pacotes à realidade dos consumidores será a aposta da churrascaria Boi Vitório, no Mangabeiras, Região Centro- Sul da capital. Segundo o proprietário Fabrício Lana, tudo vai depender das prefererências do cliente.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
