A vida selvagem brasileira desperta enorme curiosidade. Para quem deseja transformar essa curiosidade em experiência real, o Brasil oferece destinos incríveis onde é possível observar a fauna de perto, com segurança e respeito aos habitats naturais. Explorar esses locais é uma oportunidade única de conexão com a natureza.

Confira abaixo cinco destinos que são verdadeiros santuários ecológicos, preparados para receber visitantes e proporcionar encontros inesquecíveis com as espécies mais emblemáticas do país. Cada um oferece uma aventura diferente, das planícies do Pantanal às Cataratas do Iguaçu.

Pantanal

O bioma, que se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é considerado a maior planície inundável do planeta e o melhor lugar para observar a onça-pintada em seu habitat.

Os safáris fotográficos, realizados em barcos ou veículos 4x4, especialmente na região de Porto Jofre (MT), permitem avistar também jacarés, capivaras, ariranhas e o tuiuiú, a ave-símbolo da região. A melhor época para visitação é durante a seca, entre maio e setembro, quando os animais se concentram nas margens dos rios e corixos.

A onça-pintada é o maior felino do continente americano e pode se alimentar de 85 espécies do Pantanal

Rogério Cunha de Paula ICMBio

Parque Nacional de Anavilhanas

Navegar por um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo é uma imersão completa na Amazônia. No Parque Nacional de Anavilhanas, os passeios de barco pelo Rio Negro revelam a presença constante de botos-cor-de-rosa e tucuxis.

Durante as trilhas pelas ilhas, é possível encontrar diferentes espécies de macacos, preguiças e uma infinidade de aves. A experiência é focada na vida aquática e na exuberância da floresta amazônica.

O Parque Nacional de Anavilhanas tem mais de 400 ilhas durante a estação seca e, na chuvosa, mais de 1.000

Flickr Edson Vandeira

Parque Nacional da Serra da Canastra

Localizado no coração do cerrado mineiro, este parque é refúgio de espécies ameaçadas, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará. Com um pouco de paciência e sorte, os visitantes podem avistar esses animais em campo aberto, especialmente no início da manhã ou no fim da tarde.

A paisagem, marcada por chapadões e pela nascente histórica do Rio São Francisco, complementa a experiência de busca pela fauna local.

O Parque Nacional da Serra da Canastra tem aproximadamente 200 mil hectares e abriga a nascente do Rio São Francisco

Fabianni Luiz Ribeiro/Wikimédia Commons

Parque Nacional Marinho

O arquipélago é um paraíso para quem ama a vida marinha. Em Fernando de Noronha, os golfinhos-rotadores oferecem um espetáculo diário na Baía dos Golfinhos, onde se reúnem para descansar.

Mergulhos e passeios de barco permitem observar de perto tartarugas marinhas, tubarões e uma enorme diversidade de peixes coloridos. A visitação é controlada para garantir a preservação do ecossistema.

O Parque Nacional Marinho representa cerca de 70% do arquipélago Divulgação Governo de Pernanbuco
O Parque Nacional da Serra da Canastra é refúgio de espécies ameaçadas Adriano Gambarini/Tamanduá Ecoturismo
O Parque Nacional da Serra da Canastra tem aproximadamente 200 mil hectares e abriga a nascente do Rio São Francisco Fabianni Luiz Ribeiro/Wikimédia Commons
O Parque Nacional de Anavilhanas tem mais de 400 ilhas durante a estação seca e, na chuvosa, mais de 1.000 Flickr Edson Vandeira
O Parque Nacional Marinho é uma área de proteção integral de Fernando de Noronha Divulgação Governo de Pernanbuco
O Parque Nacional do Iguaçu é patrimônio mundial natural da Unesco desde 1987, com o maior conjunto de quedas d'água do mundo Kent DuFault por Pixabay
A onça-pintada é o maior felino do continente americano e pode se alimentar de 85 espécies do Pantanal Rogério Cunha de Paula ICMBio

Parque Nacional do Iguaçu

Além das famosas cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica. Durante as caminhadas pelas trilhas, é muito comum encontrar bandos de quatis atravessando o caminho sem cerimônia.

Macacos-prego, tucanos e gaviões também são facilmente avistados. A estrutura do parque facilita a observação segura da fauna, integrando a experiência da natureza com a grandiosidade das quedas d'água.

O Parque Nacional do Iguaçu é patrimônio mundial natural da Unesco desde 1987, com o maior conjunto de quedas d'água do mundo

Kent DuFault por Pixabay

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

compartilhe