Céu de Montanhas: catálogo de experiências em Brumadinho conquista prêmio
Projeto socioeconômico ficou em 1º lugar na categoria Economia Criativa, na premiação promovida pelo Ministério do Turismo
compartilhe
SIGA
Desde seu lançamento em 2022, o Catálogo Céu de Montanhas tem se consolidado como um farol de esperança e criatividade para Brumadinho, transformando desafios em oportunidades de turismo sustentável. Desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, e com curadoria do renomado designer mineiro Ronaldo Fraga, a iniciativa surgiu como parte do Programa de Fomento ao Turismo Sustentável, visando diversificar a economia local, gerar empregos e renda, e reduzir a dependência da mineração após o trágico rompimento da barragem em 2019.
- Territórios sagrados próximos de BH são refúgios de paz e união
- Mar de lágrimas faz tremer o chão em quilombos em Minas
O catálogo mapeou e sistematizou 28 vivências iniciais de turismo rural e de base comunitária, destacando riquezas como gastronomia mineira, cerâmica tradicional, artesanato, design têxtil, música e práticas de bem-estar. O nome, inspirado na música "Céu de Montanhas" do compositor local Márcio Nagô, evoca as brumas e o encanto das serras de Brumadinho, convidando turistas a experiências imersivas que vão além dos cartões-postais.
Ao longo dos anos, o projeto evoluiu, ampliando sua rede para 38 empreendimentos e incorporando inovações como o Mapa do Turismo de Brumadinho, uma plataforma digital lançada em 2024 na ABAV Expo, que organiza serviços por região e categoria – de hospedagens e restaurantes a produtos e experiências. Essa ferramenta reforça a vocação sustentável da cidade, integrando atrações como o Inhotim e promovendo estadias mais longas, com foco em impacto ambiental reduzido e desenvolvimento socioeconômico.
Leia Mais
Circuitos e rotas
Em 2023, a "Rota Céu de Montanhas" surgiu como uma extensão colaborativa, envolvendo o Instituto Cultural Vale, a Rede Terra e produtores locais, para divulgar cerca de 40 atrativos culturais, gastronômicos e naturais, acessíveis via um catálogo virtual intuitivo.
O impacto vai além da economia: circuitos temáticos como o de Turismo Rural resgatam sabores e conhecimentos tradicionais, como queijos de leite de cabra e manejo de rebanhos, beneficiando pequenos produtores com capacitações do Senar e estruturação profissional.
Já o Circuito dos Quilombos, realizado anualmente desde 2024, abre portas de comunidades centenárias para vivências culturais, religiosas e gastronômicas, promovendo o resgate de tradições quilombolas e gerando renda para artistas e artesãos. Essas ações não só diversificam a oferta turística, mas também fortalecem laços comunitários, como destacou a turismóloga Daniele Teixeira, da Vale: "É um caminho natural para alavancar a economia de Brumadinho, que é um destino desejado, mas ainda pouco explorado."
Leia Mais
Premiação
Agora, essa trajetória de reinvenção ganha o ápice com a vitória na 4ª edição do Prêmio Nacional do Turismo. O Catálogo Céu de Montanhas foi o grande vencedor na categoria Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo, com a premiação entregue na noite dessa quarta-feira (03/12), em Brasília. Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a distinção celebra projetos inovadores e sustentáveis que impulsionam o setor no Brasil.
Essa conquista soma-se a uma série de reconhecimentos: em 2023, o bronze na categoria Economia Criativa do Prêmio Nacional de Turismo; no mesmo ano, menção honrosa no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade; e, em 2024, finalista do Braztoa.
"Receber esse prêmio, em nome dos empreendedores, foi muito emocionante. Não tenho outra palavra para descrever porque isso representa o trabalho de tanta gente que vem se reinventando, se reconstruindo, e mostra que Brumadinho é muito mais do que os nossos cartões postais. O turismo em Brumadinho são os pequenos empreendedores que abrem as portas de suas casas e fazem isso com paixão. Não são grandes empresas, e isso é o que é impressionante neste prêmio", destacou Bárbara Pessali Marques, presidente da Associação Céu de Montanhas, recém-fundada para gerir o catálogo.
"Essa premiação é um reconhecimento merecido aos empreendedores de Brumadinho que se dedicam ao turismo comprometidos com a sustentabilidade local, com a economia criativa e com o sentimento de comunidade. E é muito importante também porque é sempre uma maneira de divulgar e despertar novos turistas para que conheçam as experiências que realmente encantam", afirma Daniele Teixeira, analista de Sustentabilidade da Vale.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Com ações como fantours, press trips, eventos nacionais e uma loja virtual (marketplace), o Céu de Montanhas continua a posicionar Brumadinho no topo das rotas turísticas sustentáveis. Todas as vivências e experiências podem ser acessadas pelo site ceudemontanhas.com.br, convidando visitantes a mergulharem em um destino onde a resiliência mineira se transforma em encanto autêntico.