
Desconforto ao tomar leite pode ter solução com o alimento de outro tipo
Leite A2 não possui beta-caseína A1, proteína responsável pela sensação de desconforto causada pela ingestão do leite comum e de laticínios
Mais lidas
compartilhe
Siga noA sensação de desconforto ao ingerir leite e seus derivados, como queijo e requeijão, é uma realidade para muitos brasileiros. Isso porque mais da metade da população tem uma tendência genética que favorece a intolerância a uma proteína do leite chamada beta-caseina A1. A informação é de um levantamento feito pelo laboratório Genera, realizado com 200 mil pessoas. No entanto, para quem não abre mão de consumir o alimento, pode existir uma solução alternativa: o leite A2.
Esse tipo de leite é fornecido por vacas que produzem apenas a proteína beta-caseína A2, uma das propriedades do leite que, diferentemente da beta-caseína A1, presente no leite comum, não costuma gerar desconfortos intestinais, ou alergias, em quem a consome. É o que explica o produtor rural Tomáz de Aquino Resende, proprietário da Fazenda Grotadas A2A2, que gera cerca de mil litros de leite A2 diariamente.
-
12/12/2024 - 13:00 Ansiedade e depressão aumentam no fim de ano; cannabis medicinal ajuda -
12/12/2024 - 14:00 Vai viajar à praia? Aprenda seis truques para manter a saúde das unhas -
12/12/2024 - 15:00 Proibidas no Brasil, câmaras de bronzeamento artificial ainda têm adeptos
"A maioria das vacas criadas no Brasil possuem a beta-caseína A1 ou até mesmo uma mistura genética entre proteínas A1 e A2. Isso significa que a maioria dos leites presentes nos supermercados tende a vir desse tipo genético de vaca", aponta o dono da fazenda mineira especializada na produção de queijos e laticínios A2.

Fazenda Grotadas A2A2 gera cerca de mil litros de leite A2 diariamente
Benefícios nutricionais
"Muitas pessoas que sentem inchaço, gases ou outros sintomas depois de consumir leite comum podem tolerar o leite A2 melhor, uma vez que ele não contém a proteína que tende a provocar esses efeitos. Além disso, o leite A2 oferece os mesmos nutrientes que o leite convencional, como cálcio, proteínas e vitaminas, sem perder os benefícios para a saúde óssea e muscular. Portanto, para quem tem sensibilidade ao leite tradicional, o leite A2 pode ser uma excelente alternativa para continuar a aproveitar os nutrientes do leite, mas sem os desconfortos", destaca a biomédica e especialista em saúde integrativa, Karine Maia.
- 10 motivos para incluir o leite na alimentação diária
- Leite integral, desnatado e zero lactose: confira as diferenças entre eles
A especialista também explica quando não é indicado o consumo do leite. "As pessoas que não são alérgicas, mas sentem alguns desconfortos, podem utilizar o leite A2 na tentativa de diminuir esses problemas. No entanto, caso exista uma alergia ou uma restrição severa, o consumo deve ser avaliado pelo médico", pontua.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia