
Prefeito do interior recusa vaga na ALMG e ex-presidente vai assumir cargo
Ex-presidente da ALMG, Adalclever Lopes foi convocado para assumir cadeira aberta com eleição de colega do PSD
Mais lidas
compartilhe
Siga noO prefeito de São Gotardo, no Alto Paranaíba, Makoto Sekita (PSD), decidiu abrir mão da vaga de deputado estadual que foi aberta com a eleição do ex-deputado Douglas Melo (PSD) como prefeito de Sete Lagoas. Com a decisão de Sekita, primeiro suplente do Partido Social Democrático, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Adalclever Lopes (PSD) foi convocado para o cargo.
A convocação foi assinada pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), e publicada no Diário Oficial do Legislativo no último sábado (18/1). No mesmo dia, Makoto Sekita anunciou o “Dia do Fico”.
-
21/01/2025 - 12:26 Prefeitos ‘sub-judice’: seis cidades mineiras podem ter novas eleições -
21/01/2025 - 13:21 Nikolas não encontra Trump e Musk em baile e lamenta: 'ainda vai acontecer' -
21/01/2025 - 13:49 Pablo Marçal pede a Trump: 'Salve o Brasil'
“São Gotardo é minha casa, meu coração e minha prioridade. Assumi o compromisso de ser prefeito desta cidade e, junto com cada cidadão, vou trabalhar incansavelmente para fazer o que é melhor para o nosso futuro”, escreveu o prefeito em suas redes sociais.
Durante a campanha, Makoto Sekita já havia firmado compromisso em cartório assegurando que não assumiria uma vaga de deputado estadual caso eleito. O prefeito foi eleito em outubro passado com 61,45% dos votos - cerca de 11.607 eleitores.
- Como aliança entre Trump e big techs aumenta pressão sobre governo Lula e STF
- GloboNews: Demétrio Magnoli e Flávia Oliveira discutem por causa de Trump
Adalclever está sem cargo eletivo desde 2018, quando deixou a ALMG para se candidatar ao governo de Minas Gerais. Na ocasião, o ex-deputado, então no MDB, seria candidato a vice-governador na chapa de Marcio Lacerda (PSB), mas o ex-prefeito de Belo Horizonte desistiu da disputa após uma articulação do PSB e do PT em prol de Fernando Pimentel.
A candidatura do ex-presidente da ALMG foi mantida, mas ele recebeu apenas 2,77% dos votos no pleito. Adalclever ainda foi secretário de Governo na gestão do ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido), e ainda coordenou sua campanha ao governo de Minas Gerais em 2022.
Adalclever é um dos três novos deputados que assumem uma cadeira na Assembleia em fevereiro. Além dele, foram convocados Lincoln Drumond (PL) para o cargo do ex-deputado Coronel Sandro (PL), prefeito de Governador Valadares, e a advogada Carol Caram (Avante) na vaga de Fábio Avelar (Avante), prefeito de Nova Serrana.