
Presidente panamenho sobre falas de Trump: 'o Canal seguirá em nossa mãos'
Presidente Mulino, de sigla conservadora e economicamente liberal, afirmou que 'o Canal não foi concessão de ninguém' e que foi 'resultado de lutas por gerações
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente panamenho José Raul Mulino usou as redes sociais para criticar as falas do presidente Donald Trump, empossado na tarde desta segunda-feira (20/1), sobre a retomada do controle do Canal do Panamá e a acusação de que o país centro-americano desrespeitou o tratado de neutralidade exigido nas operações. Ele chegou a escrever: "O Canal do Panamá está e seguirá em mãos panamenhas."
"O canal não foi concessão de ninguém. Foi resultado de lutas por gerações e produto do tratado Torrijos-Carter. E, desde então, temos administrado e expandido com responsabilidade para servir ao mundo e ao seu comércio, inclusive aos Estados Unidos", postou Mulino em duas publicações diferentes.
-
20/01/2025 - 16:16 Vereador de BH posa ao lado de foragido nos EUA e provoca: 'Xupa, Xandão' -
20/01/2025 - 16:36 Bolsonaro mandou fazer smoking para ir na posse de Trump -
20/01/2025 - 17:11 Tarcísio de Freitas comemora posse de Trump: 'Grande dia!'
O panamenho ainda afirmou que a Constituição panamenha, o Direito Internacional e o tratado garantem a soberania do país sobre o Canal.
- Trump promete instaurar 'tarifas e impostos' para outros países
- Primeiro-ministro da Índia felicita 'querido amigo' Trump após posse nos EUA
- Novo governo afirma que EUA vão 'se retirar' do Acordo de Paris
Durante a posse, Trump voltou a afirmar que "navios americanos estão sendo severamente sobrecarregados e não estão sendo tratados de forma justa, e isso inclui a Marinha dos Estados Unidos". Ele também acusou a China de comandar as operações do local.
Poucos dias antes de assumir a presidência dos Estados Unidos, Trump afirmou que não descarta a possibilidade de usar força militar para retomar o controle do Canal. Uma ameaça similar foi feita sobre uma possível anexação da Groenlândia, território dinamarquês próximo ao Polo Norte.
O Canal, que permite o trânsito de navios entre os oceanos Atlântico e Pacífico, através do istmo do Panamá, foi concluído pelos americanos em 1913 e ficou sob controle dos EUA até 1999, quando foi devolvido ao país centro-americano devido ao Tratado Torrijos-Carter, assinado em 1977.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Mulino, que é filiado ao partido Realizando Metas, de orientação conservadora e liberalismo econômico, assumiu o cargo de presidente do país, sucedendo Laurentino Cortizo, do Partido Revolucionário Democrático, legenda de centro-esquerda.