VISITAÇÃO

Zoo de BH revela estratégia para você ver os bichos bem de pertinho

Programação especial liberada às quintas-feiras vai mostrar exatamente onde e quando os animais estarão mais ativos para o público

Publicidade
Carregando...

Novidade no Zoo de Belo Horizonte para aumentar o prazer da visita e também as chances de ver o animal favorito. Quem for ao local nos finais de semana poderá programar seu passeio – e voltar para casa sem qualquer frustração. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informa que será divulgada, toda quinta-feira, no site do Jardim Zoológico, a programação de enriquecimento nutricional para os animais (oferta de alimentos de maneira diferenciada e atrativa). A atividade rotineira será executada nas áreas visualmente mais acessíveis dos recintos.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Segundo a diretora de Zoobotânica, Sandra Cunha, o objetivo é permitir que o visitante possa se ajustar à rotina da instituição e dos animais para ter mais chances de ver as espécies favoritas, “já que ele saberá, previamente, em que momento o animal estará se alimentando no lado externo do recinto”. 

 

Sob as orientações da equipe de bem-estar animal, a equipe de nutrição do Zoo de BH, rotineiramente, prepara e oferta algumas refeições dos animais de forma diferenciada, para promover estímulos físicos, emocionais ou complementação nutricional eventual à dieta regular. “Quando essa oferta ocorre do lado externo do recinto, motivada por necessidades específicas de estímulos previamente planejados pela equipe técnica, facilita o contato visual do público com o animal”, informa a PBH em nota.

Divulgação prévia 

Sandra Cunha destaca que a divulgação prévia dessas atividades atende a um desejo comum de visitantes que, muitas vezes, relatam dificuldades de ver alguns animais. “Aqui no Zoo de BH os animais são livres para se abrigarem, a qualquer momento, onde desejarem em seus recintos, tanto na área restrita, que o visitante não enxerga, como na área aberta, acessível aos olhos do público”, afirma.

Em alguns momentos do dia, o animal pode preferir passar longas horas recolhido, longe do barulho, em uma área coberta à sombra. Sandra Cunha destaca que respeitar o desejo do animal é zelar pelo bem-estar dele. “Por isso, pedimos aos visitantes que sempre venham com tempo e paciência ao zoo, façam silêncio ao redor dos recintos e, se não virem o animal, continuem o passeio retornando àquele recinto ao final da visita para nova tentativa.”

“Com a divulgação pública do horário em que as refeições serão ofertadas na área externa do recinto”, acrescenta, “ficará mais fácil que o visitante possa ver o animal”. As informações também estarão disponíveis toda quinta-feira em pbh.gov.br/eventosnosparques.

Admirador do Zoo e visitante sempre que possível, o biólogo Evellyn Costa Venâncio, residente em Betim, na Grande BH, aprovou a novidade, e, neste sábado, pôde ver o gorila e o elefante sendo alimentados.

Visitantes do zoológico de BH
'A iniciativa é boa, pois a pessoa pode programar o horário do passeio e desfrutar mais", diz o biólogo Evellyn Costa Venâncio, que estava acompanhado da esposa, Angélica Cursino Edésio Ferreira/EM/D.A Press

“Sempre ouço algumas pessoas se queixando de que não viram determinado animal. Como sou da área ambiental, explico que, às vezes, ele tem hábitos noturnos, por isso dorme durante o dia. A iniciativa é boa, pois a pessoa pode programar o horário do passeio e desfrutar mais”, disse Evellyn, ao lado da esposa, Angélica Cursino, gestora financeira.

Na véspera do Dia das Mães, o passeio foi de alegria para dona Maria Pureza Amorim, que foi com a neta Mariana Amorim e o noivo dela, Jônatan Chagas, e as crianças Antonela, Valentina e Benjamim. Ela considera a iniciativa da PBH importante, embora, dessa vez, não tenha visto a alimentação dos bichos. “Visitar o Jardim Zoológico é sempre muito bom, venho aqui desde criança. Agora, trouxe os primos”, contou Mariana.

Visitantes do zoológico de BH
Na véspera do Dia das Mães, o passeio foi de alegria para dona Maria Pureza Amorim que estava com familiares no Zoo de BH Edésio Ferreira/EM/D.A Press

Programação desta semana

SÁBADO (9/5)

  • 8h – elefante
  • 9h30 - gorilas
  • 14h30 - gorilas

DOMINGO (10/5)

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

  • 8h – elefante
  • 9h30 – aves (recinto de imersão de aves, na Praça das Aves)
  • 9h30 - gorilas
  • 13h30 - aves (recinto de imersão de aves, na Praça das Aves)
  • 14h30 - gorilas

*Os horários são estimativas e podem sofrer alterações conforme a rotina de manejo e bem-estar dos animais

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay