FÉ CATÓLICA

Fiéis participam, nesta quarta, do tradicional rito de imposição das cinzas

Em BH, dom Walmor vai presidir missa de abertura da Campanha da Fraternidade

Publicidade
Carregando...
Igrejas abertas desde cedo, nesta quarta-feira (18/02), para o tradicional rito de imposição das cinzas, que marca o início da quaresma. No Santuário Arquidiocesano São José, mais conhecido por Igreja São José, no Centro de Belo Horizonte (MG), centenas de fiéis participaram das missas celebradas às 7h e 8h30.
A imposição das cinzas, segundo a Igreja Católica, “simboliza a fragilidade e pequenez humana e faz um apelo à conversão, especial oportunidade para os cristãos neste período que vai até a semana santa tempo da quaresma”.


À noite (19h30), na Catedral Cristo Rei, em construção no Bairro Juliana, na Região Norte da capital, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo vai presidir a missa e fazer a abertura da Campanha da Fraternidade (CF 2026), que traz como tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). À celebração eucarística, estarão presentes movimentos sociais representando aqueles que ainda não têm uma moradia.


Turistas que vieram passar o carnaval em BH deram adeus à folia e foram rezar no primeiro dia da quaresma. Residente em Floriano (PI), a estudante de medicina Tauanne Nunes Orsano Aires, de 31 anos, foi com uma amiga à Igreja São José – e ambas consideram esse templo o mais bonito que já viram. Sobre o rito da imposição das cinzas, Tauanne disse que significa “um recomeço, um tempo de conversão, de jejum, de oração, de voltar nosso olhar para Cristo e entender tudo o que ele passou por nós. Enfim, quarta-feira de cinzas, para nós, católicos, é um dia sagrado”.

FALTA DE MORADIA 

A Campanha da Fraternidade 2026 destaca dados alarmantes da realidade habitacional brasileira: 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua. Só na capital mineira, há cerca de 15 mil pessoas em situação de rua, conforme divulga a Prefeitura de Belo Horizonte com base no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é alimentado pelos municípios nos equipamentos de Assistência Social.  Do total, cerca de 13 mil tiveram cadastro atualizado nos últimos dois anos.
Em Brasília (DF), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente a campanha na manhã desta quarta-feira, no Auditório Dom Helder Câmara, em sua sede. Em nota, a instituição informa que o objetivo da campanha deste ano é “iluminar, à luz do evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa adequada.” A escolha do tema atende à sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas “e reforça o compromisso histórico da Igreja com a defesa dos direitos sociais e da justiça.”
A cerimônia em Brasília contará com a participação do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen. Na oportunidade, serão apresentados o tema e do lema, mostrados vídeos e feito um convite à participação das comunidades durante o tempo da quaresma. Será mostrada, aos presentes à sede da CNBB, a experiência da comunidade católica de Trindade. em Salvador (BA), de conquista da moradia digna para pessoas em situação de rua.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay