(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fachada da Igreja de São José volta a exibir cores originais

Pinturas reaparecem com reforma e paróquia segue em campanha por recursos para restauração


postado em 05/08/2015 06:00 / atualizado em 05/08/2015 07:41

A Igreja de São José, no Centro de Belo Horizonte, foi projetada por Edgard Nascentes Coelho e inaugurada em 1904: reforma deve terminar em novembro(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
A Igreja de São José, no Centro de Belo Horizonte, foi projetada por Edgard Nascentes Coelho e inaugurada em 1904: reforma deve terminar em novembro (foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Cores, formas e novo visual transformam um dos monumentos mais importantes do Centro de Belo Horizonte. Quem passa na Avenida Afonso Pena não deixa de se surpreender com a beleza vibrante da fachada da Igreja de São José, completamente diferente do tom pálido que a marcou por décadas. Agora, as paredes externas exibem os originais vermelho, laranja e cinza, seguindo à risca o projeto feito por Edgard Nascentes Coelho, em maio de 1901, quando a capital ainda se chamava Cidade de Minas.

Mesmo com metade do serviço pronto, o impacto é grande e atrai os olhares de imediato. Segundo a especialista Maria Regina Reis Ramos, conhecida como Marrege, do Grupo Oficina de Restauro, responsável pela obra, o serviço será concluído em novembro – a inauguração ocorrerá em 8 de dezembro. À frente da empreitada está o titular da paróquia, o padre redentorista Nelson Linhares. A paróquia continua a sua campanha para juntar recursos e terminar a intervenção aprovada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município.

A fachada é um cartão de vistas para o patrimônio interior. Recebendo a visita diária de cerca de 2 mil pessoas, a Igreja de São José teve todo seu interior restaurado de 2010 a 2013, com destaque para os elementos artísticos que recuperaram a luminosidade. As pinturas parietais – feitas diretamente nas paredes e teto, sobre o reboco, grande moda em BH no início do século 20 – consumiram dois anos de trabalho, entre 1911 e 1912.

Considerado o maior conjunto desse tipo de ornamentos em igrejas da capital, o interior da matriz reúne uma variação de motivos religiosos e alguns pagãos: há figuras de 28 santos, de um lado os homens e do outro as mulheres; o patrono da matriz no alto do arco-cruzeiro, com a inscrição Rogai por nós; os evangelistas; painéis mostrando José do Egito, que não tem nada a ver com o pais adotivo de Jesus, sendo vendido pelos irmãos e depois em sua volta triunfal; Nossa Senhora ao lado dos apóstolos; e até os símbolos do zodíaco, que, para os religiosos, representam constelações.

TESOUROS Em dezembro, a comunidade redentorista voltou a participar de ritos no Oratório, a capela interna da igreja. Embora acessível apenas aos integrantes da congregação, a joia centenária poderá receber futuramente visitantes, com agendamento. Construído em 1900, antes mesmo de a Igreja de São José abrir as portas, o oratório teve escondidas em suas paredes durante décadas as pinturas esboçadas pelo italiano Carlos Oswald (1882-1971) e executadas em 1932 pelos irmãos Goretti (Victorio, Giulio e Gino), também italianos e primos de Santa Maria Goretti, a jovem mártir canonizada pelo Pio XII em 1950. Sem poder pisar no templo por enquanto, padre Flávio aponta, na lateral, as insígnias e letra em latim do canto Te Deum: “Portanto, te pedimos, socorre os Teus servos que redimiste com sangue precioso”.

Linha do tempo

1900 - Em janeiro, é criada a Paróquia São José

1902 - Em abril, ocorre o lançamento da pedra fundamental

1904 - Templo é liberado para celebrações

1907 - Término da obra interna da igreja

1910 - Conclusão das torres e da pintura do batistério

1911 - Instalação do relógio e sino

1911/1912 - É feita a pintura interna da igreja

1928 - Fachada e laterais perdem a cor original e ganham a cor bege

2010 a 2013 - Restauração do interior do templo, com início no coro

2014 - Projeto de recuperação da fachada entra em execução

2014 - Em dezembro, é reinaugurado o Oratório, capela interna da igreja


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)