Pós-carnaval chuvoso pode ter trégua em BH e em MG a partir de sábado
Nuvens e chuva chegam a partir da quarta-feira de cinzas (18/02) se intensificam até a sexta-feira (20/02), mas tempo melhora no sábado (21/02)
compartilhe
SIGA
O pós carnaval e a ressaca a partir da quarta-feira de cinzas (18/02) vêm com chuvas e menor temperatura para Belo Horizonte (MG) e muitos municípios mineiros, até a sexta-feira (20/02), quando recomeçam muuitos carnavais estendidos, mas há previsão de melhora do tempo no sábado (21/02).
De acordo com a Defesa Civil de BH, nesta terça-feira (17/02), a capital mineira registrou a temperatura mínima de 17,3 °C, com os termômetros podendo atingir a marca de 30 °C ao longo do dia.
Leia Mais
A expectativa é que a umidade relativa do ar apresente níveis críticos, girando em torno de 45% durante o período da tarde.
Embora o dia tenha começado com céu claro, a previsão meteorológica indica a ocorrência de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a partir da tarde.
As menores temperaturas registradas nas primeiras horas do dia ocorreram na regional Oeste, onde os termômetros marcaram 17,3 °C às 5h, com sensação térmica rigorosa de 8,6 °C devido à altitude e ventos locais, seguida pela regional Centro-Sul, que anotou 18,5 °C às 4h55.
Apresentaram temperaturas mínimas ligeiramente mais elevadas as regionais do Barreiro (18,7 °C às 5h), Venda Nova (19,1 °C às 5h) e a regional da Pampulha, que registrou 19,5 °C às 5h, com uma sensação térmica mais amena, de 20,2 °C, influenciada pelas condições da bacia da lagoa.
Vai chover nos dias de carnaval estendido?
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira, que marca o reinício oficial das festividades, deve ser o período mais desafiador: com a umidade atingindo a marca de 100% e temperaturas variando entre 21°C e 27°C.
O céu deve permanecer carregado de nuvens, trazendo pancadas de chuva e trovoadas isoladas, especialmente entre o fim da tarde e a noite.
O cenário exige atenção redobrada de quem pretende ocupar as ruas, já que a instabilidade é alta e o risco de temporais pode impactar a programação noturna.
Para o sábado (21/02), o clima pode apresentar uma leve melhora em termos de intensidade, embora ainda não seja o cenário ideal de sol e céu aberto. A tendência é de estabilidade térmica, com a máxima subindo levemente para os 28°C e a mínima caindo para os 19°C, garantindo um clima mais fresco para quem for pular carnaval durante o dia.
Apesar do afastamento das trovoadas, o céu deve continuar encoberto e acompanhado de chuviscos persistentes ao longo de todo o período. Em resumo, a folia "extra" na capital mineira será marcada por um tempo úmido e nublado, exigindo que a fantasia de sábado venha acompanhada de uma boa capa de chuva.
Até a quarta-feira (18/02), Minas Gerais começa com um padrão de "sol entre nuvens" no Leste e Norte, enquanto o Triângulo e o Sul funcionam como porta de entrada para a umidade, apresentando chuvas isoladas.
O estado inteiro é coberto por áreas de instabilidade entre quinta-feira (19/02) e sexta-feira (20/02). A previsão evolui de chuvas isoladas para pancadas de chuva com trovoadas (tempestades) em todas as 12 regiões.
A sexta-feira deverá ser o dia com o tempo mais fechado e severo de forma generalizada.
No sábado (21/02), quando se retoma o carnaval alongado em muitos municípios, a metade Norte e o Triângulo continuam sob risco de trovoadas.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A faixa do Sul ao Leste mineiro, incluindo a região Central e a Grande BH, começa a ver uma redução das chuvas, voltando a apresentar períodos de céu claro ou apenas nebulosidade.
Alívio e mais folia
- Quarta-feira de cinzas: início da queda de temperatura e aumento da nebulosidade
- Sexta-feira crítica: maior volume de chuva esperado com umidade chegando a 100%
- Sábado de folia: melhora gradual no tempo com céu encoberto e chuviscos leves
- Regionais em alerta: atenção especial para as áreas Oeste e Centro-Sul devido ao frio intenso
- Variação térmica em BH: mínima registrada de 17,3 °C com máxima de 30 °C no início da semana
Dicas de segurança para a folia sob chuva
- Capa de chuva: prefira modelos resistentes em vez de guarda-chuvas para manter as mãos livres
- Calçados fechados: evite chinelos em áreas alagadas para prevenir doenças e quedas
- Locais seguros: busque abrigo em edificações sólidas ao primeiro sinal de raios ou trovoadas
- Áreas de risco: evite estacionar veículos ou permanecer próximo a encostas e córregos durante o temporal
- Hidratação constante: mantenha o consumo de água mesmo em dias mais frescos e úmidos