Os conflitos entre grupos filiados ao Comando Vermelho (CV) e ao Terceiro Comando Puro (TCP), facções rivais do Rio de Janeiro, têm se intensificado em Belo Horizonte. Na noite dessa sexta-feira (23/1), cinco pessoas, que seriam filiadas ao CV, foram presas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no Bairro São Jorge II, Região Oeste da capital.
O grupo, armado com um fuzil e pistolas de uso restrito, ia em direção à Vila São José, conhecida como Morro do Querosene, para entrar em confronto com gangues filiadas ao TCP.
De acordo com o registro da ocorrência, durante patrulhamento no Morro do Papagaio, militares do 22° Batalhão da PMMG receberam informações de que dez homens armados se dirigiam à Vila Querosene. O grupo teria se dividido em dois carros, um Onix e um Ford Ka.
Leia Mais
A informação foi repassada para as equipes que estavam na região, e uma viatura encontrou o primeiro veículo na Avenida Raja Gabaglia. Ao passar pelo carro suspeito, os militares não conseguiram ver os ocupantes e, por isso, decidiram acompanhá-los por um tempo.
Ao entrar na Rua Nascimento Gurgel, no Bairro São Jorge II, o grupo foi abordado. O motorista tentou escapar, mas, mesmo assim, o veículo foi interceptado. Dentro do carro, havia quatro homens maiores de idade, de 18, 20, 23 e 29, e um menor, de 17 anos.
Com eles, foram encontradas cinco armas de uso restrito sendo: um fuzil calibre .556 mm, três pistolas .99mm e um revólver calibre .357. Os militares também encontraram, no bolso de um dos suspeitos, 14 munições .9mm - outras 144 munições também foram encontradas.
O armamento foi apreendido, junto com três aparelhos celulares. Além disso, o carro usado por eles havia registro de furto, em 20 de janeiro, em Betim, na Região Metropolitana de BH.
Durante a abordagem, um dos homens confessou que o grupo participa do tráfico de drogas na Vila das Antenas, que faz parte do Morro das Pedras, Região Oeste de BH, e que os membros são filiados ao Comando Vermelho.
O suspeito ainda confirmou que ele e os comparsas tinham objetivo de enfrentar faccionados rivais na Vila Querosene, em vingança à morte de integrantes do CV.
E o outro veículo?
Os homens foram presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, organização criminosa e adulteração de veículo. Durante operação na Vila Querosene, os militares encontraram um veículo Ford Ka, semelhante ao descrito pelo informante no início da ocorrência.
O carro estava abandonado, com as portas abertas e marcas de batida frontal. Assim como o Onix, apreendido, o veículo também havia sido furtado na Grande BH, dessa vez em Esmeraldas.
Guerra do tráfico
No último domingo (18/1), um adolescente, de 14 anos, e um homem, de 32, foram executados com tiros na cabeça no Morro das Pedras, Região Oeste de BH. Outra adolescente, de 17 anos, também foi ferida no ataque e teve que ser internada no Hospital João XXIII. O ataque aconteceu na Avenida Silva Lobo, em um ponto conhecido como Praça do Sereno, na Vila São Jorge.
De acordo com a PMMG, a execução foi fruto da disputa de território entre duas facções criminosas. Imagens de câmeras de segurança na região mostraram como foi a dinâmica do ataque. As três vítimas estavam em um bar, quando uma motocicleta com dois ocupantes parou na porta.
Duas pessoas desembarcaram, sacaram revólveres e dispararam contra as vítimas. Na sequência, a dupla fugiu.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
*Com informações de Ivan Drummond
