A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) recebeu uma nova base móvel, especificamente voltada ao patrulhamento de corredores comerciais. Batizada de Siac, sigla de Segurança Itinerante em Áreas Comerciais, o equipamento foi doado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) nesta sexta-feira (12/12), dia do aniversário de 128 anos da capital mineira.
- Censo responde: qual o nome mais popular nos 128 anos de BH?
- Sombra e água fresca: BH inaugura dois novos refúgios climáticos
- Natal em BH: horários de ônibus serão ampliados a partir de domingo (14)
A base móvel de patrulhamento preventivo está instalada em um veículo do tipo van, equipado com estrutura operacional e itens de apoio ao trabalho dos agentes da Guarda. A infraestrutura da unidade inclui ainda bicicletas elétricas, motos, equipamentos de proteção e instrumentos de menor potencial ofensivo.
Leia Mais
O Siac, de acordo com o projeto oficial da GCMBH, tem o objetivo de ampliar o patrulhamento, prevenir delitos, proteger bens públicos de uso comum e promover uma atuação mais próxima e dialogada com a comunidade. A unidade operará em regiões com grande fluxo de pessoas e atividades econômicas, com equipes específicas, combinando base fixa e rondas no entorno.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
De acordo com a CDL/BH, a presença contínua dessa estrutura nas regiões de maior circulação comercial deverá elevar a sensação de segurança, reduzir ocorrências, favorecer o fluxo de consumidores e garantir melhores condições para o funcionamento das empresas de comércio e serviços. "O reforço à segurança preventiva beneficia diretamente lojistas, colaboradores e toda a população que circula diariamente pelo comércio de BH", destaca o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva.
