As inscrições para ocupar os cargos de Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval de 2026 podem ser feitas, gratuitamente, até 22 de dezembro, na Diretoria de Eventos da Belotur. O regulamento para os interessados em compor a Corte Real Momesca foi publicado nessa quarta-feira (10/12), pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O atendimento ao público será feito na Rua Rio de Janeiro, 471, 11º andar, no prédio P7 Criativo, no Centro da cidade. A Diretoria de Eventos funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. Os editais podem ser consultados no Portal da PBH.

Para concorrer a uma vaga na Corte, os interessados devem atender a alguns requisitos. São eles: ser brasileiro nato ou naturalizado; residir em BH; ter idade mínima de 18 anos na data da inscrição; ter concluído o ensino fundamental; não possuir vínculo com órgãos da prefeitura; não ter integrado a Corte Momesca na última edição; ser do gênero masculino para disputar o posto de Rei Momo (cis ou trans) e do gênero feminino para Rainha e Princesa (cis, trans ou travesti).

Carisma, desenvoltura e disposição para cumprir o cronograma de eventos, ações sociais e entrevistas são outros critérios a ser atendidos pelos candidatos. A agenda da Corte Momesca inclui participação em atividades do calendário oficial do Carnaval, além de visitas a entidades assistenciais, asilos e escolas.

Etapas e premiação

Os três eleitos serão representantes oficiais da folia na capital. Eles são agraciados com faixas de reconhecimento e premiação no valor líquido de R$ 44 mil para Rei Momo e Rainha e de R$ 41 mil para Princesa.

A primeira etapa do processo é o período de inscrições. Em seguida, será feita uma pré-seleção, prevista para a primeira semana de janeiro de 2026. Já a etapa final, em que serão definidos os vencedores, está prevista para ocorrer na segunda semana de janeiro de 2026. A data, o horário e o local ainda serão anunciados.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Nas fases de seleção, os participantes desfilam com trajes definidos no edital e são avaliados por uma comissão de jurados indicados pela Belotur. São considerados quesitos como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desenvoltura, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.

compartilhe