Risco de desabamento força evacuação em hospital em BH
Um muro de três metros de altura cedeu e ficou tombado. Funcionários do hospital também foram orientados a não acessarem a área de risco
compartilhe
SIGA
Dois pavimentos do Hospital Evangélico de Belo Horizonte, no bairro Serra, na Região Centro-Sul, precisaram ser evacuados, na tarde desta quinta-feira (4/12), por risco de desabamento de um muro vizinho. A capital mineira tem seis regiões sob alerta para deslizamentos e desabamentos.
Conforme relatos ouvidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), devido às chuvas, um muro com cerca de três metros de altura e 21 metros de comprimento estaria com risco de queda. A estrutura pertence à casa ao lado do refeitório da unidade hospitalar.
Segundo a corporação, a casa tem dois pavimentos e parte do muro em risco já cedeu, ficando tombado, e o restante está inclinado. O trecho onde o muro tombou é anexo ao prédio principal do complexo. A casa também foi vistoriada e interditada parcialmente. Os moradores, no entanto, foram orientados a não permanecer no local até a revitalização da área de risco.
Leia Mais
Os funcionários do hospital também foram orientados a não acessarem a área de risco, já que há chances de haver o desabamento por colapso estrutural. Não houve vítimas nem feridos.
Os bombeiros informaram ainda que o muro foi avaliado pela Defesa Civil e isolado preventivamente para manutenção. O hospital reajustou a rotina, que não sofreu grandes impactos. De acordo com os militares, tratou-se apenas da cozinha e refeitório no 1º andar, e um setor administrativo no 2º.
O Estado de Minas procurou a gestão do hospital, que informou em nota: "O prédio de três andares que abriga os funcionários da administração foi imediatamente evacuado. Não houve vítimas e nem danos para a estrutura do imóvel. Após vistoria da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, o imóvel já foi liberado para uso. O atendimento no hospital não foi afetado pelo problema".
Risco geológico
A Defesa Civil emitiu alerta de risco geológico forte para seis regionais da cidade. Outras duas também entram no alerta, mas em risco moderado. O aviso foi dado em decorrência do volume de água registrado nas últimas horas e a previsão de novas chuvas. O comunicado é válido até domingo (7/12).
Leia Mais
Segundo o órgão, está prevista chuva acumulada de 70 mm em 72 horas no Centro-Sul, Barreiro, Oeste, Noroeste, Nordeste e Norte, colocando as regiões em risco geológico forte. Já as regiões da Pampulha e Venda Nova estão em risco moderado, com previsão de acúmulo de 50 mm no mesmo período de tempo.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Sinais de risco de deslizamento
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores;
- Muros e paredes estofados;
- Estalos.