CIÊNCIAS

ENEM: emoção e abraços marcam segundo dia de prova

Na PUC Minas, no campus Coração Eucarístico, candidatos chegaram na hora certa

Publicidade
Carregando...

Correria para não perder o horário, nervosismo a poucos minutos da prova, olhos brilhando e abraço apertado nos familiares. Essas e outras questões de dinâmica e fundo emocional são comuns em dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e não está sendo diferente na tarde deste domingo (16/11). Na segunda e última etapa das provas para ingresso no curso superior, os candidatos testam os conhecimentos em ciências da natureza e matemática.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

No campus Coração Eucarístico da PUC Minas, na Região Noroeste de Belo Horizonte, os portões foram fechados pontualmente às 13h. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC),  as provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 (30 minutos mais cedo em relação ao primeiro domingo). A aplicação segue o horário de Brasília (DF).

Faltando 10 minutos para o fechamento do portão, alguns alunos eram vistos correndo nas ruas próximas à PUC. Houve "contagem regressiva" por parte de pessoas da coordenação, mas, desta vez ninguém ficou de fora. 

Confiança

"Estou confiante e bem tranquilo para a prova de hoje", disse Luiz Filipe Thiago Ferreira, de 20 anos, que faz Enem pela primeira vez. Morador do Bairro Jardim Filadélfia, na Região Noroeste, Luiz Filipe quer cursar economia. "Já trabalho como líder de cobrança, então acho que isso me estimulou", afirmou o jovem que espera se sair bem em matemática.

segundo dia do Enem
Luiz Filipe está fazendo o Enem pela primeira vez e quer cursar economia Jair Amaral/EM/D.A Press

Esperando a hora certa de entrar no campus, Yasmin Inaibes Veras, de 17 anos, moradora do Bairro Bandeirantes, na Região da Pampulha, contou que está bem preparada para ingressar no curso de medicina. "Fiz a primeira vez como treineira, mas, para este Enem, fiz cursinho."

Também na fila, Letícia Araújo de Oliveira Cunha, de 17 anos, moradora do Bairro Santa Terezinha, na Pampulha, informou que pretende estudar direito. A vida corrida não assusta a estudante que, neste ano, conciliou estudos e o trabalho como jovem aprendiz. "Acho que deveria ter estudado mais", observou a estudante, que gosta de matemática.

segundo dia do Enem
Letícia pretende estudar direito. A jovem conciliou estudos com o trabalho de jovem aprendiz Jair Amaral/EM/D.A Press

Ao lado, Cláudio Marcelo Rodrigues, de 16 anos, ainda treineiro, revelou que está "em busca de experiência". Ele disse que a tia cursou biblioteconomia e deseja seguir seus passos.

segundo dia do Enem
Cláudio Marcelo, de 16 anos, ainda está fazendo a prova para treinar e ganhar confiança Jair Amaral/EM/D.A Press

A saída dos participantes será autorizada a partir das 15h30, sem a prova. Já aqueles que quiserem levar consigo o caderno de questões poderão deixar o local de prova a partir das 18h, 30 minutos antes do final da aplicação regular.

Em familía

O casal Herlon Jackson Cardoso, bancário, e Adriana Alessandra Soares Pereira, da área administrativa, acompanhou a filha Ana Luísa, de 15 anos, que deseja estudar direito. "Treino é treino, jogo é jogo", brincou Herlon ao contar que a filha está ganhando experiência como treineira para, futuramente, fazer Enem e estudar direito. Antes de passar pelo portão, a adolescente recebeu um abraço carinhoso do papai.

segundo dia do Enem
O casal Herlon Jackson e Adriana Alessandra acompanhou a filha Ana Luísa que deseja estudar direito. Antes de entrar, a jovem recebeu um abraço dos pais Jair Amaral/EM/D.A Press

Por sua vez, o casal Cláudio Luiz Castro Figueiredo, vendedor, e Cristina Guerra, professora, levou a filha Maria Eduarda Guerra Figueiredo, de 19 anos, estudante de odontologia, em Lavras, no Sul de Minas. "Ela quer cursar medicina", revelou Cláudio Luiz. "É importante fazer uma oração antes da prova", disse Maria Eduarda, que é católica.

Sobre o tema da redação, “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, Maria Eduarda destacou a importância de se falar a respeito do assunto, diante do grande número de idosos hoje.

 

segundo dia do Enem
O casal Cláudio Luiz e Cristiana Guerra levaram a filha Maria Eduarda, que já estudante de odontologia Jair Amaral/EM/D.A Press

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

bh curso-superior enem prova puc-minas

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay