Hospital Risoleta Neves se reúne com PBH em 3º dia de superlotação

Unidade enfrenta superlotação desde quarta-feira (22/1), quando registrou 180 pacientes simultaneamente; alta demanda por cirurgias pressiona o sistema

Publicidade

Três dias após o Hospital Risoleta Tolentino Neves, na Região Norte de Belo Horizonte, anunciar limitação no atendimento a novos pacientes no pronto-socorro, uma reunião coordenada pela prefeitura da capital definiu ações para desafogar a alta demanda na unidade de saúde. Com capacidade para atender a 90 pessoas simultaneamente, o setor do Risoleta amanheceu nesta sexta-feira (24/1) com 125. Na última quarta (22), o número chegou a 180.

Além da diretoria da unidade, representantes de outros hospitais que atendem a rede SUS-BH participaram da reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). No encontro, foi pedido que esses locais agilizem a liberação de leitos.

Os casos que seriam encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Risoleta Neves, que é referência para pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), estão sendo direcionados a outras unidades. “Cabe destacar que não houve prejuízo ao serviço e todos os pacientes foram atendidos”, informou a PBH em nota.

A superlotação do Hospital Risoleta Neves teve início na quarta-feira. Segundo a direção da unidade, o aumento expressivo na procura por cirurgias contribuiu para o agravamento da situação, com uma alta de 233% na demanda por esses procedimentos no SUS da capital. Pacientes internados foram transferidos para outras unidades de saúde.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Em nota, o hospital lamentou os transtornos causados à população e reafirmou seu compromisso com a segurança e a qualidade na assistência, apesar dos desafios enfrentados.

 

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay