
Serra do Curral: aterro em Sabará é interditado por riscos à arqueologia
A prefeitura do município foi notificada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e determinou a paralisação das atividades
Mais lidas
compartilhe
Siga noUm aterro de resíduos de construção civil em Sabará, na Grande BH, foi interditado por possíveis riscos ao patrimônio arqueológico da Serra do Curral. A prefeitura do município determinou a paralisação imediata de todas as atividades do empreendimento nessa segunda-feira (25/11). O pedido de suspensão foi emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
-
26/11/2024 - 14:14 BH: jovem compra moto, se choca contra poste e morre em Venda Nova -
26/11/2024 - 14:29 Falsa acusação levou homem a ser espancado e morto em estação do Move -
26/11/2024 - 15:32 Caravana da Coca-Cola traz Papai e Mamãe Noel à Grande BH nesta terça (26)
O instituto realizou uma vistoria no aterro no dia 8 de novembro após receber denúncias sobre possíveis riscos à estrutura local, que, de acordo com a Prefeitura de Sabará, pertence ao sítio arqueológico Muro da Serra do Taquaril. “Durante a inspeção, foi constatado o impacto ao bem arqueológico, e as apurações sobre a responsabilidade dos fatos seguem em andamento”, constatou o Iphan.
Além da paralisação total, o instituto solicitou a formalização de um processo administrativo para analisar e regularizar a situação. O Iphan vai realizar uma avaliação e, caso necessário, pode determinar medidas mitigadoras ou compensatórias à empresa responsável pelo aterro. Atualmente, o empreendimento possui licença ambiental para atuar.
A Prefeitura de Sabará informou que a empresa foi notificada e a paralisação deve seguir até a atividade ser regularizada junto ao Iphan. “O não atendimento à determinação ficará sujeito ao cancelamento da licença ambiental”, determinou o executivo municipal.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia