
Minas vai realizar ‘Dia D’ de vacinação neste sábado (23/11)
A ação tem como objetivo imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos
Mais lidas
compartilhe
Siga noMinas Gerais vai realizar o “Dia D” de vacinação neste sábado (23/11). A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), tem como objetivo imunizar crianças e adolescentes de até 15 anos. Todos os 853 municípios mineiros foram mobilizados para participar da campanha por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado.
-
22/11/2024 - 13:56 Homem que matou namorada por ciúmes em ménage é condenado em Minas -
22/11/2024 - 14:21 Três pessoas são mortas durante ataque no Sul de Minas -
22/11/2024 - 14:39 Mãe com câncer e os três filhos vão ter que deixar casa na Grande BH
Parte da Campanha Estadual de Multivacinação, a iniciativa visa aumentar as coberturas vacinais para reduzir o risco de introdução ou disseminação de doenças imunopreveníveis no estado.
Para a realização da campanha, foram distribuídas mais de 1,9 milhão de doses de imunizantes. Entre as vacinas disponíveis estão a tríplice viral, hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela, poliomielite e COVID-19.
Vacinação em BH
O “Dia D” da vacinação também vai ocorrer na capital mineira neste sábado. Os 153 centros de saúde da cidade farão a aplicação das doses das 8h às 17h.
“O objetivo principal do Dia D é ampliar e facilitar o acesso de pais, mães e responsáveis aos pontos de vacinação para garantir proteção ao público menor de 15 anos, contribuindo para o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. Nossas unidades estarão de portas abertas para a conferência do cartão de vacinas e, se for o caso, aplicação dos imunizantes pendentes”, disse a subsecretária de Promoção e Vigilância à Saúde, Thaysa Drummond.
A PBH alerta para a baixa adesão da campanha em andamento desde o dia 4 de novembro, em especial da meningite e coqueluche, doença que registrou 258 casos e uma morte só neste ano. Ambas ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde.
Segundo o município, menos da metade do público menor de um ano esperado para se vacinar contra a meningite recebeu a dose. Já a cobertura da coqueluche atinge apenas 75% das crianças abaixo de 12 meses.
- Governo de Minas afirma que recebeu doses insuficientes de vacinas em 2024
- Com parceria da UFMG, vacina contra malária vivax está em fase de patente
Durante a mobilização serão disponibilizadas vacinas como a de rotavírus, poliomielite, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, hepatites A e B, HPV, febre amarela e gripe. Porém, a vacina contra a dengue também será aplicada apenas no público de 6 a 14 anos, e o imunizante BCG será disponibilizado somente nos locais de referência.
A prefeitura divulgou ainda que a rede pública não dispõe das vacinas contra a COVID-19 e contra a varicela: “O município já notificou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre a falta, mas ainda não há previsão para o reabastecimento”.