
Incêndio mata 25 cabeças de gado no interior de MG; veja o vídeo
Prejuízo foi estimado em R$ 500 mil. Queimadas em grandes proporções atingiram outras duas regiões do Triângulo Mineiro.
Mais lidas
compartilhe
Siga noUm incêndio de grandes proporções atingiu cerca de 10 km de vegetação e matou 25 cabeças de gado nessa terça-feira (10/9), em uma fazenda de Frutal, no Triângulo Mineiro. Os prejuízos chegam a aproximadamente R$ 500 mil. A tragédia aconteceu na região da cidade conhecida como São José do Bebedouro. O fogo foi controlado por brigadistas, com bolsas contais anti-incêndio, caminhões-pipa da prefeitura e dois caminhões do Corpo de Bombeiros de Frutal.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
Segundo o dono da fazenda, Walter Mussi, durante o incêndio um dos seus funcionários conseguiu fechar uma parte do gado em um curral. "Mas infelizmente esses animais que morreram não conseguimos resgatar, pois ficaram encurralados pelas chamas", lamentou.
11/09/2024 - 12:07 Estiagem provoca escassez hídrica na Bacia do Rio das Velhas 11/09/2024 - 14:48 Mãe suspeita de espancar filha que teria comido queijo é investigada 11/09/2024 - 14:23 Avião da Voepass faz pouso de emergência em cidade mineira
Ainda conforme Mussi, 100% das plantações ao redor de sua propriedade são de cana-de-açúcar, mas não se sabe como e onde o fogo começou. "Aqui queimou 100% da matéria orgânica do meu pasto; vai ter que ‘calcariar’ todos os locais onde o fogo atingiu. Vou ter que começar do zero mais uma vez. Você não sabe a luta que foi para o meu pai deixar isso pra gente", disse, emocionado. Há três anos, o fazendeiro havia passado pelo mesmo problema, mas em menor proporção.
Veja o vídeo:
Incêndio em Limeira do Oeste e Conceição das Alagoas
Outras duas cidades do Triângulo Mineiro também registraram incêndios de grandes proporções nesta semana. Em Limeira do Oeste, na tarde dessa segunda-feira (9/9), plantações de cana-de-açúcar, propriedades rurais e reservas de preservação ambiental foram atingidas, causando prejuízos em uma área de 3.800 hectares, equivalente a aproximadamente 5,3 mil campos de futebol, segundo o Corpo de Bombeiros.
- Baixa umidade em BH: capital está entre cidades com alerta de ‘perigo’
- Tempo em MG: alerta de calor segue nesta quarta? Saiba se vai chover
- Grande BH: discussão entre vizinhos termina com homem baleado
Já em Conceição das Alagoas, outro grande incêndio atingiu canavial e uma mata. Aviões de pulverização agrícola foram utilizados no combate. O Corpo de Bombeiros realiza levantamentos com relação ao número de animais silvestres que morreram e quais espécies foram atingidas no incêndio nas reservas ambientais.
Ar insalubre e com média de 10% de umidade
De acordo com o site IQAir, o Triângulo Mineiro está sob alerta para condições insalubres do ar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho nesta semana para a baixa umidade do ar em cidades do Triângulo Mineiro. Cidades como Frutal, Ituiutaba, Capinópolis e Campina Verde vem registrando em média 10% de umidade no ar. O índice oferece grande risco de incêndios florestais e doenças respiratórias, como problemas pulmonares e dores de cabeça.