TRANSPORTE PÚBLICO

Trens do Metrô BH rodam com intervalos diferentes nesta segunda

Baldeação na Estação Central do metrô também foi alterada devido às obras de revitalização

Publicidade

Os trens do Metrô BH vão circular com intervalos de 13 minutos nos horários de pico (das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h) e de 18 minutos nos demais períodos (das 5h15 às 6h, 8h às 16h30 e das 19h às 23h) em todas as estações a partir desta segunda-feira (15/7) até sexta (19). As alterações começaram no sábado (13) devido à revitalização da Via Permanente do sistema.

As baldeações também são alteradas nesta semana na Estação Central nos horários de 5h15 às 6h, das 8h30 às 16h30 e das 19h às 23h. Nos dois sentidos, os usuários deverão desembarcar do trem e embarcar na via oposta. Na Estação Santa Efigênia, o trânsito irá circular em uma só via. Por isso, será necessário que os passageiros verifiquem o sentido do trem antes de embarcar.

Já nos horários de pico, entre 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h, as baldeações seguem normalmente. No próximo final de semana, sábado (20) e domingo (21), os trens vão funcionar com intervalo de 20 minutos.

Segundo a concessionária responsável pela administração do transporte sob trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a escolha da data levou em conta o período de férias escolares, quando a circulação de pessoas no metrô é reduzida.

Obras de revitalização

A via permanente corresponde a toda estrutura dos trilhos e será completamente substituída até março de 2027 no projeto de revitalização da malha metroviária da capital mineira. O trecho da estação central faz parte da segunda etapa do plano, que irá reconstruir 3,2 km do trajeto entre Calafate e Santa Tereza, e deve ser concluído até março de 2025. Dessa forma, após a conclusão do trecho, as obras seguem na via até a Estação Vilarinho, alternando em pontos de 300 metros.

De acordo com a concessionária, essa é uma das atividades mais complexas programadas para acontecer durante a revitalização do sistema. Isso porque acontecerá entre dois trechos em operação, um responsável pela carga e outro pelo metrô.

Além da via permanente, as estações também estão sendo reformadas. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade Parcerias (Seinfra-MG), a primeira estação a receber intervenções foi a Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel. Além disso, 10 estações serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.

Outras nove serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. Em 2026 a nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada.

Tópicos relacionados:

bh metro transporte-publico

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay