
Destaques do dia (4/6): febre oropouche em alta e nova proposta de reajuste
Resumo das notícias de hoje em Minas Gerais para você se atualizar sobre os assuntos mais importantes sobre nosso estado
Mais lidas
compartilhe
Siga noEmpresário mineiro morre em queda de avião em Santa Catarina, febre oropouche em alta e nova proposta de reajuste para servidores é discutida na Assembleia. Esses são alguns destaques desta terça (4) em Minas.
Um avião de pequeno porte, que partiu de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, caiu entre Garuva e Itapoá, em Santa Catarina. A queda matou duas pessoas. Entre elas, o piloto da aeronave, Geraldo Cláudio de Assis Lima, e o empresário mineiro do ramo de construção Antônio Augusto de Castro, natural de Valadares.
O avião desapareceu ontem, quando o piloto perdeu o contato com a torre de comando enquanto sobrevoava a região de Joinville. Mas os destroços só foram encontrados na madrugada de hoje.
Agora um alerta à saúde pública. Em menos de uma semana, 68 novos casos de febre oropouche foram confirmados. Até o momento, o estado tem 72 contaminações diagnosticadas a partir de 427 exames.
Mas outros casos podem se confirmar positivos para a doença, que é transmitida principalmente pelo mosquito borrachudo, muito comum em áreas rurais. Segundo a secretária estadual de Saúde, a febre oropouche vinha sendo diagnosticada como chikungunya em Minas.
E uma outra notícia que repercutiu hoje em Minas é a discussão sobre o reajuste para os servidores. O governador Zema (Novo) apresentou uma nova proposta, com o aumento do percentual para 4,62%. O aumento anterior previa reajuste de 3,62% para todo o funcionalismo.
Com o movimento do Executivo, a discussão sobre aditivos ao texto ficou para o segundo turno da votação do projeto na Assembleia, o que deve ocorrer ainda esta semana.
Após Zema aumentar proposta, veja o reajuste médio para cada cargo
Menos de uma semana após a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovar o Projeto de Lei 2.309/2024, que concedia reajuste salarial de 3,62% ao funcionalismo, o governador Romeu Zema (Novo) elevou a proposta em um ponto percentual, o que daria um aumento geral de 4,62% por mês aos servidores, retroativo a janeiro, independentemente da faixa salarial de cada cargo.
Diante disso, o Núcleo de Dados do EM acessou o Portal da Transparência para mostrar quanto cada cargo do governo receberia de reajuste médio, caso a emenda apresentada pelo governo seja aprovada e sancionada. O maior aumento médio seria para os 57 coronéis, que teriam uma revisão salarial de R$ 1.901,28.
Juiz nega júri popular em caso de morte de menina em ritual de cura
A defesa da família da pequena Maria Fernanda de Carmargo, de 5 anos, morta queimada em ritual de cura para uma suposta tosse persistente, em 24 de março de 2022 em Frutal, no Triângulo Mineiro, divulgou nota à imprensa, elogiando a decisão do juiz Thales Cazonato Corrêa, por ele negar júri popular para o caso após recurso do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que denunciou a mãe, avós maternos e a tia da criança, além de um guia espiritual e o auxiliar dele por homicídio triplamente qualificado.
Vídeo: Bombeiros de Minas ajudam na busca de desaparecidos
Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) participaram, nesta terça-feira (4/6), na busca de pessoas que estão desaparecidas devido às enchentes na cidade de Muçum, aproximadamente a 100 km de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Eles operam utilizando técnicas de áreas soterradas e auxílio de binômios, os militares que conduzem os “cães bombeiros”.
Em BH, Silveira anuncia isenção de impostos para projetos de energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira (4/6), em Belo Horizonte, incentivos para projetos de minigeração distribuída de energia em todo o país. A revelação aconteceu durante o 39° Congresso Mineiro de Municípios.
A portaria, que deve ser assinada nesta semana, prevê a isenção do Pis/Cofins por até cinco anos para os respectivos projetos. Enquadram-se na minigeração instalações que variam entre 75 KW a 5 MW de potência instalada.
Vídeo mostra peão desmaiado e pisoteado por touro em rodeio em Minas
Um vídeo mostra o momento em que um peão foi pisoteado por um touro e desmaiou logo em seguida em um rodeio realizado em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O evento aconteceu no último domingo (2/6), no Parque de Exposição da cidade.
Luan Santana anuncia novo show em Minas após internação
Após passar mal e cancelar uma apresentação que faria no último sábado (1/6), na cidade de Divinópolis, o cantor Luan Santana tem show confirmado na abertura do Pedro Leopoldo Rodeio Show, nesta sexta-feira (7/6).
04/06/2024 - 14:18 Apresentadora diz ter enfrentado assédio sexual no início da carreira 04/06/2024 - 17:04 Vídeo: aluno é agredido em escola até sofrer convulsão // - : Lula convoca reunião com reitores de universidades federais para tentar dar fim à greve