Gabi Lemos desfila pelo segundo ano no Bloco da Esquina  e se acaba de tanta alegria na bateria -  (crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Gabi Lemos desfila pelo segundo ano no Bloco da Esquina e se acaba de tanta alegria na bateria

crédito: Leandro Couri/EM/D.A Press

Para muitos, Carnaval é sinônimo de subversão da ordem, dias em que a vida ganha outras cores, caminhos, e, temporariamente, as pessoas se entregam às festas e aos prazeres carnais para, em seguida, iniciarem a Quaresma, em preparação para a Semana Santa. Essa é a visão histórica, tradicional. E Carnaval também significa liberdade e inclusão, uma festa do povo para o povo. E em Belo Horizonte, a folia do Momo é retrato de democracia, e todos são convidados a participar e invadir as ruas da capital.

Neste domingo (14/1), no segundo dia do Ensaio Geral, na Avenida dos Andradas, com concentração na altura do número 4.000, a programação seguiu o roteiro, ainda que a tempestade da noite desse sábado (13/1) tenha feito o dia acordar um pouco instável, com nuvens. Mas nada que atrapalhasse o ritmo para os ajustes finais.

A atenção foi capturada pela presença de um intérprete de libras, a Língua Brasileira de Sinais, no Bloco da Esquina, que abriu o segundo dia com o cortejo testando a nova estrutura de sonorização da folia.

Gigi Favacho, da curadoria e coordenação de comunicação do Ensaio Geral, explica que a presença da inclusão no Carnaval de BH é um propósito: "Existe uma frase de Marcelo Xavier, um artista visual de Belo Horizonte, fundador do bloco Todo Mundo Cabe no Mundo, que é um bloco de representatividade PCD (pessoas com deficiência), sobre inclusão: 'O direito à alegria é irrevogável'. E isso serve de norte para a produção do Ensaio Geral. Temos intérpretes de libras em todos os cortejos, um trio elétrico adaptado, inclusive, com elevador para a entrada de cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, e, claro, estamos também na comunicação atendendo à demanda de aparelhos com aplicativos que têm leitura para pessoas com deficiência visual".

Gigi destaca que todos os intérpretes são escalonados de acordo com a legislação. "É uma forma de contribuição para o acesso à alegria e à folia para mais pessoas. Todos temos direito a sermos alegres e felizes."

E completa: "Estamos falando em todas elas (pessoas), sobre o respeito à diversidade, de corpos, de gêneros, de etnias, de uma classificação etária e, até mesmo, de classe, já que a proposta do Carnaval de Belo Horizonte, em si, é de horizontalidade e de atender a todos os públicos e recortes sociais, de estarmos com os movimentos periféricos e de identidade de todas elas".

 

 Intérprete de libras no Carnaval

Intérprete de libras presente no segundo dia do Ensaio Geral do Carnaval no Bloco da Esquina

Leandro Couri/EM/D.A Press

Outro destaque na festa foi Gabriela Carvalho Lemos, de 19 anos, presença das mais animadas na bateria do Bloca da Esquina, no comando do surdo: "Toco bateria, oficialmente, desde 2020 e participo de cinco blocos, o Bloco da Esquina, Volta Belchior, Queixinho, Mimosas Borboletas e Sexta Ninguém Sabe".

Gabi Lemos teve a cadeira adaptada para viver seu sonho de tocar surdo. "Para isso tudo acontecer,  sempre tive o sonho de tocar, e o melhor instrumento é o surdo, porque ele descarrega energia. Jogo energia para fora. Descobri uma pessoa para fazer um surdo adaptado. È um caminho sem volta, que amo muito."

Quanto os obstáculos da inclusão no Carnaval, Gabi sabe bem o caminho das pedras. "O melhor lugar de estar no Carnaval hoje é na bateria, porque aí você está seguro. Nas ruas, o asfalto é melhor que passeio, já que todos os passeios são aquela beleza irônica. Aos trancos e barrancos, busco estratégias não só para mim, mas para todo mundo. Há pessoas que carregam instrumentos maiores do que eu."

Entre as várias interpretações do bloco, com megafones em mãos e dando um gás a mais no som, os componentes cantaram "Quem sabe isto quer dizer amor", canção interpretada por Milton Nascimento e composta pelos irmãos Borges, Lô e Márcio. Como bloco convidado, o Filhas de Clara teve a presença de Aline Calixto, que cantou Clara Nunes, ao lado da cantora Tia Elza.

O abre alas da Banda da Cemig também esteve na festividade.

Banda da Cemig

Abre alas da Banda da Cemig

Leandro Couri/EM/D.A Press

Renda extra

Diferentemente do primeiro dia de Ensaio Geral, neste domingo (14/1), vendedores ambulantes não podem ficar no meio da Avenida dos Andradas. Desde o inicio da manhã, fiscais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estão orientando os vendedores a se posicionar no passeio da pista sentido bairro. Isso porque, ao chegar ao fim do percurso, na altura do número 3.560, o trem elétrico faz o retorno na avenida. No sábado, a manobra foi dificultada por ambulantes e foliões.