O presidente da Belotur, Gilberto Castro -  (crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O presidente da Belotur, Gilberto Castro

crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, justificou o cancelamento de blocos do Carnaval de BH com o aumento dos custos para fazer um cortejo. Em entrevista ao “EM Minas”, programa da TV Alterosa, Estado de Minas e Portal UAI, nesse sábado (13/1), Castro pontuou as mudanças que a festa passou nos últimos anos.

“A prefeitura dá toda a condição para o bloco sair, ela para o trânsito, banheiro, grades, policiamento, limpeza. Mas o custo do bloco com banda, artistas, trio elétrico, figurino, não é barato. O custo foi ficando muito alto e o mercado foi aumentando, o trio elétrico, por exemplo, ficando cada vez mais caro, e hoje se tem uma necessidade de um investimento maior, disse.

Apesar do cancelamento de blocos tradicionais, a Belotur recebeu 160 inscrições de novos grupos, que precisam passar pelo processo de cadastramento para receber o apoio logístico da prefeitura. “É raro sair um bloco não cadastrado, porque acaba não tendo uma estrutura, que ficou muito grande”, pontuou Gilberto Castro.

O gestor também analisou que o crescimento do carnaval fez com que blocos crescessem, mesmo que esse não fosse o intuito inicial do grupo. Ele lembra que ainda existem blocos pequenos, que nunca saíram em cima de um trio elétrico, e prefere se manter com os músicos tocando na rua.

Para o presidente da Belotur, a diversidade de grupos é muito grande, o que é um desafio para a logística. “Tem uma diferença entre o bloco que tem um trabalho de um ano inteiro e aquele bloco que chega dizendo: 'vamos embora galera, vamos sair'”, completou.

O programa “EM Minas” é transmitido para todo o estado pela TV Alterosa, às 19h30 de sábado. Cada episódio é dividido em três blocos, sendo dois transmitidos na televisão e um terceiro bloco exclusivo no YouTube do Portal Uai, onde todos os programas poderão ser vistos na íntegra.

Aos domingos, a entrevista completa fica disponível no portal e é publicada no jornal impresso do Estado de Minas. O público também pode conferir matérias com os principais destaques no portal do EM e do Uai.