Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Gerais Política Economia Nacional Internacional Cultura Degusta Turismo
Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine Entrar
Estado de Minas - Em foco
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Cidades

Brasília: Os segredos e a visão por trás da capital do futuro

Kelvin Por Kelvin
15/02/2025
Em Cidades
Brasilia - Créditos: depositphotos.com / Eduardo1304

Brasilia - Créditos: depositphotos.com / rmnunes

WhatsApp
Seguir no Google
EM Box IA

Ao enviar, você concorda com o tratamento dos dados. Antes de qualquer publicação, nomes, endereços e detalhes identificáveis são substituídos por fictícios.

Toque em uma pergunta para abrir o chat com a resposta.
  • A cidade catarinense que preserva tradições austríacas desde 1933 entre montanhas, igrejas e casas com fachadas alpinas há 2 dias
  • Um pedaço da Alemanha no Vale do Itajaí: a cidade catarinense guarda um roteiro rural de 16 km com dezenas de casas enxaimel há 2 dias
  • A Cidade Criativa da UNESCO que reúne dezenas de praias, é a Capital Nacional das Startups e ficou entre as 10 melhores capitais em progresso social há 2 semanas
  • A cidade mineira que ganhou nome por uma lagoa cheia de patos, fez do milho sua maior festa e conquistou o 1º lugar em governança entre municípios de 100 mil a 300 mil habitantes há 2 semanas
Mais sobre Cidades →
Resumo gerado por IA a partir dos artigos deste site.
⚡ Feito com Myth Box

Brasília, a capital do Brasil, é um marco de planejamento urbano e arquitetura moderna. A ideia de uma nova capital no centro do país remonta a 1822, mas foi somente em 1956, sob a liderança do presidente Juscelino Kubitschek, que a construção começou. A cidade foi oficialmente inaugurada em 21 de abril de 1960, mesmo ainda não estando completamente finalizada.

O projeto de Brasília foi uma obra conjunta do urbanista Lúcio Costa e do arquiteto Oscar Niemeyer. A cidade foi planejada desde o início, ao contrário da maioria das cidades brasileiras, o que a torna um exemplo único de urbanismo. O plano urbanístico de Brasília é reconhecido mundialmente por sua modernidade e completude.

Quem planejou Brasília?

A responsabilidade pelo planejamento de Brasília recaiu sobre Lúcio Costa, enquanto Oscar Niemeyer ficou encarregado dos projetos arquitetônicos. Niemeyer desenhou alguns dos edifícios mais icônicos da cidade, como o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) foi criada por Juscelino Kubitschek para supervisionar a construção, com Niemeyer atuando como diretor técnico.

LeiaTambém

A infraestrutura mostra um nível de organização urbana surpreendente para um assentamento tão antigo

A cidade de 5.000 anos que já possuía banhos públicos, poços e uma rede de esgoto construída com tijolos

02/10/2026
A cidade nasceu de um projeto pensado antes mesmo de suas principais avenidas começarem a tomar forma

Planejada no papel em 1897, a capital mineira se inspirou em Washington e Paris e guarda uma obra pioneira de Niemeyer

24/09/2026
A presença de árvores nas ruas se tornou parte da identidade e da rotina de quem vive no município

Cresce o número de famílias que escolhem essa cidade brasileira que conquistou 6 vezes seguidas o título de “Cidade Árvore do Mundo”, lidera o IBGE em ruas arborizadas e está entre as 2 melhores do país em qualidade de vida

21/09/2026
TWI mostra quando o pneu atingiu o limite legal

O pneu não precisa estar “careca” para chegar ao fim porque o limite aparece quando os sulcos atingem 1,6 mm e muita gente continua rodando sem perceber

12/08/2026
Brasília, a história por trás da capital do futuro
Brasilia – Créditos: depositphotos.com / Eduardo1304

Quais foram os desafios da construção?

A construção de Brasília enfrentou inúmeros desafios, desde a logística de erguer uma cidade no meio do Planalto Central até a execução de um plano urbanístico inovador. O Lago Paranoá, por exemplo, foi criado para ajudar na regulação do clima e fornecer opções de lazer. Além disso, a cidade foi projetada sem esquinas, com ruas e avenidas em formato de “tesoura”, o que era uma novidade na época.

Brasília: patrimônio cultural da humanidade

Em 7 de dezembro de 1987, Brasília foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A cidade possui uma área tombada de 112,25 km², a maior do mundo. Este reconhecimento se deve ao seu plano urbanístico inovador e à arquitetura singular de Niemeyer, que conferem à cidade um caráter único.

Curiosidades sobre Brasília

  • Brasília é a terceira cidade mais populosa do Brasil, com cerca de 2.974.703 habitantes, segundo o IBGE.
  • A cidade abriga a maior bandeira hasteada do mundo, localizada na Praça dos Três Poderes.
  • O Parque da Cidade de Brasília é o maior parque urbano da América Latina, superando o Central Park em Nova York.
  • Até 2017, Brasília tinha o maior lixão da América Latina, o Lixão da Estrutural, que foi desativado em 2018.

Brasília continua a ser um símbolo de inovação e modernidade, refletindo a visão de seus idealizadores e o espírito de um Brasil em transformação.

Sua história pode virar reportagem

Conte por texto ou áudio — nomes e endereços viram fictícios antes de qualquer publicação.

Tags: BrasilBrasíliaLúcio CostaUrbanismo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estado de Minas

Política Economia Internacional Nacional Cultura Saúde e Bem Viver EM Digital Fale com EM Assine o Estado de Minas

Entretenimento

Entretenimento Famosos Séries e TV Cinema Música Trends Comportamento Gastronomia Tech Promoções

Estado de Minas

Correio Braziliense

Cidades DF Política Brasil Economia Mundo Diversão e Arte Ciência e Saúde Eu Estudante Concursos Concursos

Correio Web

No Ataque

América Atlético Cruzeiro Vôlei Futebol Nacional Futebol Internacional Esporte na Mídia Onde Assistir

Vrum

Classificados MG Classificados DF Notícias

Lugar Certo

Classificados MG Classificados DF

Jornal Aqui

Cidades Esporte Entretenimento Curiosidades

Revista Encontro

Notícias Cultura Gastrô

Tv Alterosa

Alterosa Alerta Jornal da Alterosa Alterosa Esporte

Sou BH

Tupi FM

Apresentadores Programação PodCasts Melhores da Bola Tupi

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.

Estado de Minas - Em foco · EM Box
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Gerais
  • Política
  • Economia
  • Nacional
  • Internacional
  • DiversEM
  • Saúde
  • Colunistas
  • Cultura
  • BBB
  • Educação
  • Publicidade Legal
  • Direito e Justiça Minas
  • Regiões de Minas
  • Opinião
  • Especiais
  • #PRAENTENDER
  • Emprego
  • Charges
  • Turismo
  • Ciência
  • Feminino e Masculino
  • Degusta
  • Tecnologia
  • Esportes
  • Pensar
  • Podcast
  • No Ataque
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
  • Agropecuário
  • Entretenimento
  • Horóscopo
  • Divirta-se
  • Apostas
  • Capa do Dia
  • Loterias
  • Casa e Decoração
  • Mundo Corporativo
  • Portal Uai
  • TV Alterosa
  • Parceiros
  • Blogs
  • Aqui
  • Vrum
  • Sou BH
  • Assine
  • Anuncie
  • Newsletter
  • Classificados
  • Clube do Assinante
  • EM Digital
  • Espaço do Leitor
  • Fale com o EM
  • Perguntas Frequentes
  • Publicidade Legal Aqui
  • Conteúdo Patrocinado
  • Política de privacidade

© Copyright 2025 Diários Associados.
Todos os direitos reservados.