SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Amazon é, até agora, a empresa com mais reclamações de consumidores nesta Black Friday. A loja on-line toma o primeiro lugar tanto na lista do Reclame Aqui, que considera as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (28), e do ProconSP, que publicou seu último balanço parcial às 17h de quinta (27). 

Procurada pela reportagem, a Amazon disse em nota que reafirma seu compromisso em oferecer aos clientes sempre a melhor experiência possível e pede para que registrem suas queixa no site da empresa.

Ibitinga (SP) – Capital do Bordado - A indústria têxtil é a grande força econômica da cidade, que se destaca pelos exclusivos conjuntos de cama, mesa e banho. Um paraíso para casais que fazem o enxoval. Andreas Lischka - pixabay
Limeira (SP) – Capital da Joia Folheada - A cidade tem mais de 600 empresas neste segmento. As semijoias podem ser banhadas com ouro, ródio ou qualquer outro metal precioso. Limeira concentra 50% da produção nacional. Divulgacao Simbolo da Capital da Joia Folhada
Apucarana (PR) – Capital do Boné - A produção de bonés na cidade paranaense fica a cargo de mais de 2 mil empresas que geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região. Site aen.pr.gov.br
Vale do Itajaí (SC) – Capital da Indústria Têxtil - O polo do Vale do Itajaí abrange Blumenau, Brusque, Joinville, Itajaí, Nova Trento, Luiz Alves, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. São cerca de 8 mil micro e pequenas empresas de roupas, tecidos e rendas. Divulgacao
Toritama (PE) – Capital do Jeans - Situada no Agreste Pernambucano, a cidade tem mais de 3 mil empresas de confecção que juntas produzem mais de 20 milhões de peças anualmente. Site Totitama.pe.gov.br Capital do Jeans
Birigui (SP) – Capital Latina do Calçado Infantil - O município é responsável por 52% da produção nacional do setor. E essa tradição tem 50 anos. Em 1971, Birigui foi apontado pela primeira vez como o principal polo de fabricação de calçados para crianças no Brasil. Divulgacao Calcados infantis
Laranjal Paulista (SP) – Capital do Brinquedo - É considerado o terceiro maior polo de fabricação de brinquedos no mundo. A produção diária chega a 5 mil peças. As mais populares são as bonecas e os carrinhos. Wikimedia Commons - Igor Eliezer Borges Vista do Largo Sao Laranjal Paulista
Tracunhaém (PE) – Capital do Artesanato em Cerâmica - Essa arte é tão importante no município da Zona da Mata Pernambucana que 50% dos habitantes garantem a subsistência com a transformação do barro em peças decorativas ou utilitárias. Site Tracunhaem.pe.gov.br
Nova Iguaçu (RJ) – Capital dos Cosméticos - O maior município da Baixada Fluminense recebeu essa designação em 2016, como reconhecimento pelo vigor da fabricação de produtos de beleza. São mais de 30 fábricas na cidade. Facebook Lea Cosmetics
Porto Ferreira (SP) – Capital da Cerâmica e da Decoração - A cidade a cerca de 200 km de São Paulo capital tem mais de 70 fábricas e cerca de 200 lojas voltadas para a produção de cerâmica. Site portoferreira.sp.gov.br
Juruaia (MG) – Capital Mineira da Lingerie - Outra cidade poderosa na fabricação de lingerie, tem cerca de 200 confecções que fornecem peças no atacado e no varejo. Mais de 5.000 pessoas trabalham no segmento de forma direta e indireta. Paulo JC Nogueira wikimedia commons
Nova Friburgo (RJ) – Capital da Moda Íntima - O polo industrial na Região Serrana do Rio de Janeiro responde por 25% da produção nacional de lingerie. São mais de 1.000 fábricas que juntas produzem cerca de 125 milhões de peças por ano. Youtube Canal Circuito Olaria de Moda Intima
Borda da Mata (MG) – Capital do Pijama - A cidade no sul de Minas sedia quase 200 empresas especializadas na confecção de roupas para dormir. A cada ano, são fabricados cerca de 80 mil pijamas. Site Prefeitura de Borda da Mata Weslley Alencar Pijamas
Jaú (SP) – Capital dos Calçados Femininos - A cidade tem um dos maiores shoppings de calçados femininos da América Latina. Conhecido como “Território do Calçado”, o complexo reúne mais de 200 lojas, com cerca de 500 mil itens no atacado e varejo. Facebook do Centro de noticias Live do Territorio de Calcados de Jau
Franca (SP) - Capital dos Calçados Masculinos - A cidade tem mais de 100 fábricas de pequeno, médio e grande porte que bombam a economia no setor calçadista, principalmente para homens. Pexels - pixabay
Com a evolução do e-commerce, esses polos contam com clientes que já não precisam se deslocar para fechar negócios presenciais. Consumidores podem fazer as encomendas à distância. Veja a seguir alguns dos polos mais dinâmicos do Brasil. Marcos Santos - USP imagens - Fotos Públicas
Em conjunto. esses polos aquecem o mercado de trabalho e impulsionam a economia regional. Muitas vezes, eles representam até mesmo um atrativo turístico. As cidades ganham apelido de "capital" de determinado produto. E essa fama vai longe. wnk1029 - pixabay
São lugares onde, na prática, é Black Friday o ano inteiro! A mão-de-obra especializada e a fabricação em larga escala permitem que os comerciantes ofereçam preços convidativos. E os consumidores aproveitam. gonghuimin468 - pixabay
Complexos que reúnem fábricas e lojas focados num certo segmento da economia atraem clientes de todo o país para compras no atacado e no varejo. São polos de produção e venda que conseguem manter preços mais acessíveis porque trabalham com grande volume e desfrutam de fama no setor. whirligigtop - pixabay
 

"A empresa reconhece que, nestes períodos de grande demanda, podem haver inconvenientes. Neste caso, recomendamos que os consumidores entrem em contato conosco pelos canais oficiais para que possamos analisar seus casos", afirma. 

É possível entrar em contato com a equipe de atendimento pelo chat no site ou aplicativo, pelo telefone 08000-380541 ou pelo email ajuda-amazon@amazon.com.br. 

Desde as 12h de quarta (26), o Reclame Aqui recebeu 8.600 queixas de consumidores, número parecido com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 8.800 reclamações. 

Durante a madrugada, os principais setores reclamados foram lojas on-line e de beleza. As principais queixas envolviam atraso na entrega, e os principais produtos com problemas foram tênis, celular, cartão de crédito, TV e serviços por cadastro e assinatura. 

VEJA O RANKING DAS EMPRESA COM MAIS QUEIXAS NO RECLAME AQUI 

1. Amazon 

2. Mercado Livre 

3. Americanas 

4. Magazine Luiza 

5. Casas Bahia 

6. Granado 

7. McDonald's 

8. Natura 

9. Kiko Milano 

10. Sephora 

VEJA A LISTA DE EMPRESAS MAIS RECLAMADAS NO PROCONSP 

1. Amazon (123 reclamações) 

2. Mercado Livre (100) 

3. Grupo Magazine Luiza (80) 

4. Grupo Casas Bahia (61) 

5. Vivo Telefônica (47) 

O Mercado Livre, em segundo lugar em ambos os rankings, diz que acompanha atentamente o balanço de órgãos de defesa do consumidor e que trata cada registro com absoluta seriedade. 

"Em datas como a Black Friday, a companhia mobiliza uma das maiores operações logísticas do país, com centenas de milhares de pedidos circulando em poucas horas. Nesse contexto, os registros representam uma fração muito pequena do volume total, mas cada ocorrência é tratada com rigor e prioridade", diz. 

A empresa ainda afirma que tem ampliado mecanismos de transparência para assegurar uma experiência de compra cada vez mais segura. 

"Um dos principais avanços é o Selo Black Friday, criado para garantir que as ofertas disponibilizadas na plataforma correspondam, de fato, aos menores preços praticados nos últimos 60 dias", diz. 

O consumidor tem o benefício da compra garantida, em que a plataforma devolve qualquer valor pago caso a compra não saia como esperado. "A empresa segue à disposição das autoridades e comprometida com o aprimoramento contínuo da experiência de compra, durante a Black Friday e ao longo de todo o ano." 

O Magazine Luiza reforçou, em nota, seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente. "O Magalu mantém índice de solução acima a 80% no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que demonstra excelência no atendimento aos clientes. A companhia se destaca com um dos maiores índices de solução em portais como Ranking Sindec (Procons) e consumidor.gov.br, o que demonstra seu total compromisso com os consumidores", afirma. 

O Grupo Casas Bahia afirma se manter atento às manifestações. "A companhia acompanha de perto todos os registros feitos pelos órgãos de defesa do consumidor e mantém diálogo permanente com o Procon-SP para solucionar rapidamente cada caso. Informa ainda que segue comprometida em elevar a experiência do consumidor para reduzir de forma consistente quaisquer pontos de atrito." 

A Vivo Telefônica diz que as demandas apontadas pelos clientes estão sendo tratadas com a devida atenção. "A Vivo reforça, ainda, que trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando sempre um diálogo aberto e transparente." 

A Natura afirma que reforçou sua operação de atendimento e logística para a Black Friday. "Para garantir a melhor experiência de compra a seus clientes, a empresa monitora de perto todas as etapas do pedido, da confirmação à entrega. Mesmo com alta considerável no número de pedidos nas últimas semanas, o índice de reclamações no Reclame Aqui permaneceu estável, variando apenas 1% em relação à média semestral e mantendo a reputação 'Ótimo' da marca no portal", diz. 

Os canais digitais e via WhatsApp (11 93036-0000) operam 24 horas por dia, sete dias por semana, segundo a empresa. 

As Lojas Americanas afirmam, em nota, estar atuando com rapidez para garantir a solução de cada caso relatado pelos clientes. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

"A companhia busca oferecer a melhor experiência nesta Black Friday, realizada durante todo o mês de novembro, e reforça o compromisso de garantir uma jornada de compra segura, transparente e satisfatória a seus milhões de clientes em todo Brasil. 

Granado, McDonad's, Kiko Milano e Sephora ainda não responderam até a publicação deste texto.

compartilhe