Feijão-tropeiro aparece entre os melhores pratos do mundo em ranking global
Clássico mineiro conquistou destaque em ranking internacional da TasteAtlas ao lado de receitas europeias e indianas
compartilhe
SIGA
O feijão-tropeiro, um dos pratos mais tradicionais de Minas Gerais, conquistou o 5º lugar na lista dos melhores pratos da categoria “vegetais” da plataforma TasteAtlas, ranking que reúne receitas tradicionais de diferentes países a partir de avaliações de usuários e especialistas. A lista levou em consideração 590.228 classificações válidas para 18.912 pratos.
Na avaliação da TasteAtlas, o prato recebeu 4,3 pontos. “O feijão-tropeiro é um prato tradicional do estado brasileiro de Minas Gerais. Prato favorito dos tropeiros, consiste em feijão cozido com carne salgada ou seca, farinha de mandioca e diversos temperos, ervas e vegetais”, explica o site.
Leia Mais
Apesar de tradicionalmente levar carnes como toucinho, linguiça ou carne seca, o prato foi incluído na categoria vegetal pela presença marcante de ingredientes como alho, cebola, couve e cheiro-verde, além das variações regionais que podem reduzir ou eliminar proteínas animais.
Veja o top 5 de melhores comidas do mundo na categoria vegetais:
- Parmigiana alla napoletana (Itália);
- Sopa de pedra (Portugal);
- Malai kofta (Índia);
- Parmigiana (Itália);
- Feijão-tropeiro (Brasil).
A visibilidade internacional da culinária mineira não é isolada. No fim de dezembro, Minas Gerais também foi citada pela revista Condé Nast Traveler como um dos destinos gastronômicos de 2026.
Brasil em destaque em outras categorias
Além do feijão-tropeiro, a gastronomia brasileira aparece em diversas outras listas da TasteAtlas. Na categoria Beef Dishes, cortes tradicionais ocupam posições de destaque: fraldinha em 1º lugar, alcatra em 3º e picanha em 4º.
O país também figura na 17ª posição entre as melhores cozinhas do mundo, ranking que avalia o conjunto da tradição da culinária nacional. Na lista geral dos 100 melhores pratos do mundo, sem divisão por categoria, o Brasil marca presença com a picanha em 15º lugar, a costela em 34º e a moqueca baiana em 98º.
As sobremesas brasileiras também ganharam reconhecimento internacional. Entre as melhores do mundo, aparecem o pavê (13º), a mousse de maracujá (30º), o pudim de leite condensado (47º), o bombocado (67º), o doce de leite (72º) e o brigadeiro (78º).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia