
Batata tira o sal da comida: mito ou verdade?
O nutricionista Rafael Mattos, coordenador do curso de gastronomia da Faculdade Senac, responde se o truque é realmente eficaz
Mais lidas
compartilhe
Siga noA culinária é repleta de truques e dicas que prometem salvar pratos e facilitar a vida na cozinha. Um dos mais curiosos é o mito de que a batata pode absorver o excesso de sal dos alimentos. Se você já ouviu falar que colocar uma batata em um ensopado ou sopa salgada pode reduzir o teor de sal, deve estar se perguntando: será que isso realmente funciona ou é apenas uma crença popular? Rafael Mattos, nutricionista e coordenador do curso superior de tecnologia em gastronomia da Faculdade Senac, responde a questão.
09/09/2024 - 16:00 Nostalgia: refrigerantes regionais tomam conta de loja em BH 09/09/2024 - 10:00 Por que a lata virou a embalagem preferida de bebidas 11/09/2024 - 17:29 Bartender mineiro vence competição nacional com coquetel de cachaça
"Essa é uma pergunta muito comum no universo culinário, principalmente quando erramos a mão no sal em alguma preparação. A batata, quando acrescentada em algum preparo de molho, sopa ou carne ensopada, não consegue alterar a concentração do sal que já foi adicionada ao preparo", explica.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
O nutricionista conta que, apesar de o ingrediente ter uma capacidade de absorção do líquido da preparação, a concentração de sal fica a mesma, a não ser que esse volume de batata acrescido seja gigantesco. "Dessa forma, infelizmente é mito que a batata tira o sal da comida", esclarece.

Rafael Matos (à direita) ensina a usar o mesmo ingrediente que já está na preparação
Mas nem tudo está perdido: "Se for possível aumentar o volume da preparação e não adicionar mais sal, quem estiver cozinhando vai conseguir reduzir a concentração do sal em relação ao volume que está sendo preparado", diz.
Use o mesmo ingrediente
Mattos dá alguns exemplos de como reverter a situação: "Estou preparando um purê de batata e salguei demais. A forma mais adequada é cozinhar mais batata sem adição de sal e acrescentar na preparação. Se salgar o feijão, cozinhe mais feijão sem adição de sal e acrescente no total". Assim, não vai haver mais riscos de servir uma comida salgada e nem de desperdiçar os alimentos com descarte.
- Fanta Beetlejuice e Coca Oreo: conheça os novos sabores de refrigerante
- De nhoque a waffle, pão de queijo pode substituir farinha de trigo
- Por que BH é conhecida como a capital dos drinques prontos
Porém, ainda fica a pergunta: existe algum alimento que tira o sal da comida? "Sinto em decepcioná-los e decepcioná-las, mas nenhum alimento tem essa propriedade de fazer desaparecer o sal que já foi adicionado ao preparo", responde.
Em pequenas quantidades
Segundo Rafael, existem, sim, alguns truques para tentar salvar o prato, mas ressalta: "Para evitar de errar a quantidade no sal na hora da comida, o segredo é nunca colocar a quantidade total de sal já no início da preparação e sempre começar com pequenas quantidades".
É importante lembrar que o alimento no fogo perde água por evaporação, o que aumenta a concentração de todos os ingredientes que foram utilizados, principalmente o sal, que tem essa função de realçar o sabor. "Então, enquanto estiver cozinhando, adicione sal aos poucos e experimente. Deixe para colocar as últimas pitadas já com o prato quase pronto, na finalização", explica.
Dicas para corrigir o excesso de sal
- Uma das soluções mais práticas é adicionar ingredientes que aumentem o volume da preparação e diluam o sabor, como batata, pão, cenoura ou até mesmo água, dependendo do prato.
- Outro truque é balancear o excesso de sal com ingredientes ácidos, por exemplo, suco de limão ou vinagre, que ajudam a neutralizar a percepção salgada e levam mais equilíbrio para o prato.
- "No fim, o segredo é sempre manter a calma, ser criativo e não ter medo de testar soluções", completa.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino