
De empada viking a leitoa real: o que comer em festival medieval em BH
Oito pratos disputam a preferência do público no concurso que vai eleger a melhor comida do Valin Festival Medieval. A entrada é gratuita
Mais lidas
compartilhe
Siga noPrepare-se para uma imersão no universo medieval. Está marcado para o próximo fim de semana (10 e 11/8) o 1º Festival Medieval do Mercado de Origem, que fica no Bairro Olhos D'Água, Região Oeste de Belo Horizonte. O espaço terá decoração própria da época para receber o Valin Festival Medieval, com itens como vestidos e roupas medievais, amigurumi (técnica de artesanato que nasceu no Japão na década de 1980), feltro medievais e réplicas de armaduras emborrachadas para combate.
02/08/2024 - 19:55 Pão de queijo: Forno de Minas terá produção na Europa 06/08/2024 - 08:00 Descubra por que café coreano é chamado de 'koppi' 06/08/2024 - 17:54 Rebeca Andrade: conheça o prato favorito da atleta e como fazer
“O festival promete ser um grande representativo na cena medieval de Belo Horizonte”, comentam os empresários Anglebert Pereira Correia e, sua esposa, Cecília Capila, organizadores do evento e lojistas no Mercado de Origem Olhos D’água. Eles são donos dos negócios Confeitaria De L'eau e Néctar Mineiro.
“Hoje, contamos com um grande festival, já muito consagrado, o Ostara. É, inclusive, uma das nossas maiores inspirações para organizar o Valin. Percebemos, no retorno das pessoas, que a chegada de uma nova oportunidade em que se pode viver a experiência medieval é muito bem-vinda. O público medieval é muito apaixonado e fiel, anseia por cada um dos festivais, e esse retorno para conosco tem sido de muito apoio e animação, o que nos deixa muito felizes”, completa o casal.
- Cookie Pisca: conheça o doce que conquistou a web
O evento traz atrações como o concurso de Culinária Medieval. Como funciona: restaurantes e bares do piso 1 criaram pratos dentro dessa temática. O público experimenta e participa de uma votação ao final do festival.
O que comer
- Estância: “Cupim na Cerveja” (cupim preparado na cerveja com salada defumada de batatas e arroz ao alho)
- Butiquim de Origem: “Leitoa Real” (leitoa desossada e recheada assada inteira com legumes assados)
- Colt Grill: “Codornas dos Nobres” (codornas recheadas acomodadas em cama de frutas secas, regadas com molho de manteiga e ervas)
- Rita Café: “Empada Viking” (empada de joelho de porco defumado com molho de mel e alho)
- Típico Ceará: “Mingau Camponês” (mingau salgado e doce)
- Origem Caipira: “Paella do Caçador” (arroz de carne de caça e aperitivo de hipocrás)
- Cava Zé Ribeiro: “Banquete Bárbaro” (empanada de javali com chutney de pimenta)
- Tudo de Minas: “Galinha à Cabidela” (guisado de galinha selvagem ao molho pardo acompanhado de arroz)
Outras atrações
Além da comida, haverá outras atrações no Festival Medieval, como forjamento ao vivo, com os convidados da Forja e Cutelaria Ficker, com um ferreiro de verdade que fabrica as próprias peças de cutelaria; lançamento de machado; espaço para fotos com trono viking com machados e escudos, arqueria (arco e flecha em alvo de feno); concurso de melhor caracterização, adulto e infantil, com prêmio para o primeiro lugar; flash tattoo e músicos nórdicos tocando instrumentos pelos corredores ao longo do dia.
- Cerveja já foi ouro líquido? A relação curiosa entre a bebida e o dinheiro
Os organizadores explicam que a ideia é oferecer uma experiência incrível para os visitantes no Mercado de Origem. "As pessoas terão a oportunidade de viver a experiência medieval e ainda conhecer mais e melhor o espaço e os produtos à venda. Estamos ainda mais motivados para fazer algo lindo, atendendo ao máximo às expectativas. É a nossa primeira edição, esperamos que seja a primeira de muitas. Durante o festival, vamos, inclusive, divulgar a data do próximo”, adianta Anglebert Correia.
- Mito ou verdade: geladeira foi inventada por causa da cerveja?
SERVIÇO:
1° Festival Medieval do Mercado de Origem
Data: 10 e 11 de agosto
Horário: 11h às 20h
Endereço: Rua Adriano Chaves e Matos, 447 - Olhos D'Água
Ingressos gratuitos pelo Sympla
*Estagiária sob supervisão da subeditora Celina Aquino