EXPECTATIVA

Projeto do Museu da Cozinha Mineira é suspenso; entenda

Ainda não há previsão para os próximos passos do projeto

Publicidade

Em 05 de julho de 2023, data em que é comemorado o Dia da Gastronomia Mineira, o governo estadual registrou a comida mineira como patrimônio imaterial do estado. Em março de 2024, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), foi lançado o projeto “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, colocando no centro das atenções ao longo deste ano a culinária preparada nas Gerais. A expectativa era inaugurar ainda no primeiro semestre deste ano o Museu da Cozinha Mineira, na antiga Fazenda Boa Esperança, em Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que agregaria ainda mais valor, destaque e reconhecimento à cozinha do nosso estado. Mas o projeto está parado.

A Prefeitura de Santa Luzia cedeu o local e deve restaurar a edificação, enquanto o Instituto Periférico, contratado por chamamento público, deve se encarregar da concepção do novo equipamento cultural. O Instituto é a organização social civil sem fins lucrativos que planeja e gera ações criativas e sustentáveis que estimulam o empreendedorismo social por meio da cultura, da educação, do esporte, da tecnologia e do entretenimento.

O Estado de Minas entrou em contato com os órgãos competentes de Santa Luzia - a prefeitura e a Secretaria de Cultura - para saber sobre o andamento do projeto, relevante, não só para o município, mas para todo o estado.

O posicionamento, dado hoje (25/06) veio por meio de fala oficial, via assessoria, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Luzia: "O projeto arquitetônico ainda está em fase de atualização junto à planilha orçamentária e financeira. A pasta informa ainda que estão estudando parceria público-privada". 

Sem dar previsão ou os próximos passos do projeto, certo é que o Museu da Cozinha Mineira, depois que sair do papel e se tornar realidade, deve ser uma referência gastronômica, turística e de negócios, diante da localização privilegiada, próximo aos aeroportos de Confins e Pampulha, em uma distância curta de Belo Horizonte, que agregará ainda mais valor patrimonial para a região, além de salvaguarda da cozinha mineira.

Fazeres de Minas

Na época do lançamento da ideia do projeto, destacou-se que o Museu da Cozinha Mineira será um espaço, não só de divulgação e disseminação de conhecimentos sobre a cozinha mineira, mas uma força motriz para implementar políticas públicas, práticas, projetos e programas associados aos saberes e fazeres de Minas Gerais.

A proposta é que o Museu seja composto por acervo da comida mineira, com recursos tecnológicos para que os visitantes possam interagir. A expectativa é de que seja um lugar de encontro para apresentar, aos brasileiros e estrangeiros, tudo que a cozinha representa para Minas.

Com o projeto paralisado, o casarão da Fazenda Boa Esperança, construído no início do século 20, com as marcas da arquitetura do século 19, aguarda por dias melhores.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay