CINEMA

Coproduzido por DiCaprio, 'Yanuni' avança na corrida do Oscar 2026

Filme retrata a trajetória da cacica Juma Xipaia. Coprodução brasileira e indígena está entre os 15 pré-selecionados a Melhor Documentário

Publicidade
Carregando...

Coproduzido pela cacica Juma Xipaia e pelo ator Leonardo DiCaprio, o documentário “Yanuni” está entre as 15 produções pré-selecionadas que podem conquistar uma indicação ao Oscar 2026 na categoria Melhor Documentário. A shortlist foi divulgada nesta terça-feira (16/12), pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os indicados oficiais serão anunciados em 22 de janeiro e a cerimônia de premiação acontece em 15 de março

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Reconhecido internacionalmente no circuito de festivais dedicados ao cinema ambiental, “Yanuni” se consolida como um dos títulos mais premiados do gênero em 2025. O documentário é uma coprodução entre Áustria, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Brasil. Outro representante brasileiro na lista é “Apocalipse nos trópicos”, de Petra Costa. 

Do que trata "Yanuni"?

O documentário acompanha a trajetória de Juma Xipaia, cacica da aldeia Kaarimã, na terra indígena Xipaya, em Altamira (PA), e de seu marido, Hugo Loss, agente ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Juntos, eles estão na linha de frente do combate ao garimpo ilegal, à mineração e às invasões em territórios indígenas, enfrentando ameaças constantes.

Enquanto Hugo lidera operações de fiscalização ambiental na Amazônia, Juma se projeta como uma das principais lideranças indígenas do país – conciliando a militância política, a defesa dos direitos dos povos originários e a experiência da maternidade em meio a um cenário de risco extremo. O filme revela o custo pessoal da resistência e o impacto humano da luta pela preservação da floresta.

Com direção de Richard Ladkani ("Perseguição em alto mar", "O extermínio do marfim"), “Yanuni” é uma produção da Malaika Pictures, em associação com Appian Way, Nia Tero, Age of Union, Tellux Group e apoio do Instituto Austríaco de Cinema.

A produção executiva brasileira conta com Eric Terena. A trilha sonora traz contribuições das artistas indígenas Katú Mirim e Djuena Tikuna.

Prêmios e trajetória em festivais

A trajetória de “Yanuni” começou em destaque no Tribeca Festival, em Nova York, onde foi exibido como filme de encerramento. Desde então, o documentário acumulou prêmios importantes:

  • Grand Teton e Melhor Longa Documental no Jackson Wild Media Awards, considerado o “Oscar do cinema de natureza”;
  • Melhor Documentário no Red Nation International Film Festival, o maior festival de cinema indígena do mundo;
  • Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay