TRADIÇÃO MINEIRA

Semana da Música de Ouro Branco chega hoje à 18ª edição

Evento receberá 170 estudantes, além de talentos brasileiros e internacionais da cena erudita. Abertura será neste sábado (12/10), na Fazenda Pé do Morro

Publicidade

A 18ª edição da Semana da Música de Ouro Branco começa neste sábado (12/10), com programação totalmente gratuita. Concertos, recitais, masterclasses e oficinas serão realizados até a próxima sexta-feira (18/10).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Organizado pela Casa de Música de Ouro Branco, entidade cultural sem fins lucrativos voltada para o ensino, o evento receberá nomes de destaque da cena erudita no país e no exterior. Participarão 120 alunos do projeto desenvolvido na cidade, que fica a 100 quilômetros de BH, além de 50 estudantes de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Sergipe, além do Distrito Federal.

“Trabalhamos com a formação de alunos e de público”, afirma Kênia Libânio, organizadora do evento e fundadora da Casa de Música. Desde 2001, a instituição oferece cursos de musicalização e de instrumentos para jovens de 7 a 17 anos.

Um dos destaques desta edição será o violinista suíço Christoph Streuli, com passagem pela Orquestra Filarmônica de Berlim. Outros convidados são a musicista japonesa Risa Adachi, o violinista brasileiro Raphael Egídio, a violinista sul-coreana Hyu-Kyung Jung, Eduardo Swerts, violoncelista da Filarmônica de Minas Gerais, e o violista russo Mikhail Bugaev. A direção artística do evento é do violoncelista Matias de Oliveira Pinto.

Oficinas e concertos

A Semana da Música oferecerá oficinas de cordas e sopro, apreciação musical, musicalização infantil e prática de orquestra. Haverá concertos gratuitos diariamente e apresentações de grupos de câmara em Ouro Branco.

Sinfônica de Heliópolis faz concerto em BH neste domingo (13/10)

Desde a criação do evento, cerca de 15 mil pessoas assistiram a concertos e cerca de 1,2 mil estudantes participaram de oficinas. “Espero que o festival cresça e que possamos, em breve, ter núcleos internacionais em Ouro Branco”, afirma Kênia Libânio.

A abertura oficial está marcada para as 19h deste sábado, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, com apresentação da Jovem Orquestra de Ouro Branco, sob a regência do maestro Marcos Silva-Santos, além de solos de Christoph Streuli e Matias de Oliveira Pinto. O repertório terá peças de Calimério Soares, Edward Elgar, Efrain Oscher e Jules Massenet.


Na próxima quarta-feira (16/10), haverá apresentação no Teatro Casa da Ópera, em Ouro Preto. O trio formado por Christoph Streuli, Matias Pinto e Risa Adachi vai interpretar peças de Haydn, Rachmaninoff e Beethoven.


O festival será encerrado na próxima sexta-feira (18/10), na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco, reaberta depois de restauração. A Orquestra Sesiminas, regida por Felipe Magalhães, executará obras de Dvorak, Fauré e Marie Therese Paradis, entre outros.

Nova sede

Em novembro, a Casa de Música concretiza um velho sonho: inaugura a primeira etapa de sua nova sede. Projetado pelo arquiteto Gustavo Penna, o espaço terá salas de aula, biblioteca e auditório para 250 pessoas, a Sala Ouro Branco. 

18ª SEMANA DA MÚSICA DE OURO BRANCO


Abertura neste sábado (12/10), às 19h, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro (KM 174 da rodovia MG 129, em Ouro Branco). Entrada franca.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay