CINEMA

Dani Calabresa e Rafael Infante filmam comédia "Mamãe saiu de férias" em BH

Longa dirigido por Carolina Durão conta a história de mãe de família que dá um basta ao machismo da tradicional família brasileira

Publicidade

No quintal de casa, família classe média alta se reúne com amigos. Um dos convidados pega o copo, levanta o braço e propõe um brinde “ao melhor churrasqueiro do mundo”, referindo-se ao anfitrião. Indignada, a mulher do tal churrasqueiro reclama: “E o brinde para quem comprou a carne? Para quem preparou a comida? Para quem serviu tudo?”.

– Corta! – diz a cineasta Carolina Durão.

– Hora do almoço, pessoal. A gente retorna à tarde.

A cena se passa no set do filme “Mamãe saiu de férias”. A inspiração vem do longa argentino que ganhou versões italiana, francesa e mexicana. Em 2025, está previsto o lançamento do remake brasileiro, rodado em condomínio de Belo Horizonte.

Fiel ao roteiro original – mas com pequenas adaptações ao contexto brasileiro –, a comédia acompanha o caos na família de Fred (Rafael Infante) e Roberta (Dani Calabresa) depois que ela resolve tirar 10 dias de férias, deixando os quatro filhos com o pai.

Dedicação exclusiva

Nos últimos 20 anos, Roberta não fez outra coisa senão cuidar da família. Por iniciativa própria, depois do nascimento do primogênito João (Xande Valois) abandonou a carreira de advogada para se dedicar exclusivamente à criação dos pequenos.

Fred é o único que trabalha fora. Gerente de uma grande rede de supermercados, é o responsável por manter financeiramente a família. Porém, o emprego fica ameaçado pela chegada de um jovem colega ambicioso.

A gravação que a reportagem do Estado de Minas acompanhou, na última quarta-feira (17/7), é uma das cenas mais importantes para a compreensão da personagem de Dani Calabresa. A dona de casa começa a se questionar sobre a própria vida, a partir do comportamento do marido e dos amigos. Na proposta do brinde a Fred, Roberta percebe sua “invisibilidade”.

“É uma decisão difícil dessa mãe, né?”, afirma a atriz, referindo-se aos 10 dias que a personagem passará longe da família. “Mas, sabe de uma coisa.? Embora seja uma decisão difícil, ela é muito bem pensada. Roberta tira um tempo para si mesma e faz o marido sentir na pele o que ela passa todos os dias”, comenta.

Fred passa por poucas e boas, sem o menor traquejo para cuidar das crianças. Ignora informações básicas sobre cada filho, como o local da escola, as atividades extracurriculares, os nomes dos amigos. Usando sempre o mesmo argumento – de que trabalha fora de casa, sem tempo para cuidar das crianças –, conseguiu se esquivar das responsabilidades domésticas.

As crianças não ignoram o distanciamento do pai, o que intensifica o conflito dentro de casa. Para piorar, elas resolvem testar a paciência de Fred.

“O interessante é que, apesar de fugir das responsabilidades da criação dos filhos, Fred é um cara que quer acertar”, comenta o ator Rafael Infante.

“Fazer o personagem me fez refletir sobre meu papel de pai. Sempre fui muito grudado na criação da minha filha, mas, às vezes, o cotidiano te engole. Quando você percebe, já está na quinta-feira, dia em que ela tem prova na escola, e você se lembra disso na última hora”, brinca ele. Aliás, Lara Infante, de 7 anos, também está no elenco do filme, interpretando uma das filhas de Fred.

Pai e filhos têm de se virar sem a mamãe na comédia dirigida por Carolina Durão

Pai e filhos têm de se virar sem a mamãe na comédia dirigida por Carolina Durão

Stella de Carvalho/divulgação

 


Versão feminina

 

Por mais fiel que o remake brasileiro seja ao argentino “Mamá se fue de viaje” (2017), de Ariel Winograd, uma particularidade faz toda a diferença. A versão brasileira é a única dirigida por uma mulher.

“A gente queria fazer com que a Roberta, pela ausência na família, tivesse o mesmo protagonismo do Fred”, destaca a cineasta Carolina Durão.

“Tento trazer um olhar feminino para o lugar da maternidade, como ela é negligenciada em muitos momentos, quando deveria ser compartilhada pelo casal”, afirma.

O elenco infantil conta também com Isabella Alelaf e os gêmeos Caio e Pedro Costa (que se revezam no mesmo personagem), interpretando os filhos de Fred e Roberta.

Entre os adultos, estão no set os atores Dan Ferreira, Babu Santana, Maria Clara Tenório, Docy Moreira, Rodolfo Vaz e Ana Regis.

“É uma comédia sensível, com mensagem muito legal e identificação com todo mundo. A gente se vê dentro da nossa família, as brigas que tivemos na adolescência com nossos pais, e também vivenciando o amor, que continua existindo. Mesmo nos maiores desafios”, conclui Dani Calabresa.

Tópicos relacionados:

comedia familia

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay