Helvécio Carlos
Helvécio Carlos
Com 30 anos dedicados ao jornalismo, com passagens por emissoras de rádio e assessoria de imprensa, é desde 2001 titular da coluna Hit, do jornal Estado de Minas. Entre 2011 e 2017 foi editor da revista Hit, publicação de lifestyle.
HIT

Pampulha será palco de comemoração de centenário

Com missa na Igreja de São Francisco, Maria Isabel Miranda Oliveira vai comemorar seus 100 anos no sábado (20/1)

Publicidade

Maria Isabel Miranda Oliveira faz 100 anos hoje (18/1), mas a comemoração fica para sábado (20/1), com missa na Igreja de São Francisco, na Pampulha, e recepção no clube da Caixa Econômica Federal. A aniversariante estará com os filhos Marco Aurélio, Márcia, Magda, Feliciano Junior e Vanessa, 14 netos, 10 netos e um trineto. Filha de funcionário da Rede Ferroviária e mãe natural do Rio de Janeiro, Maria Isabel sempre foi dedicada aos estudos. No Instituto de Educação, formou-se com notas excelentes – até hoje, guarda a sua caderneta. No final dos anos 1940, conheceu Feliciano Oliveira, com quem se casou na igreja da Floresta, em Belo Horizonte, e se mudou para Francisco Sá, onde o marido foi eleito o primeiro prefeito da cidade.

 


• DE TREM E BURRO


Maria Isabel sempre considerou a mudança para Francisco Sá como uma epopeia. Eles foram de trem de Belo Horizonte para Montes Claros, e de burro até Francisco Sá, cidade que na época não tinha esgoto, água encanada, luz elétrica, calçamento e hospital. Ao longo dos anos, ela encarou os percalços e foi braço direito do marido. Maria Isabel também lecionou no grupo escolar do município. Quando o marido disputou a Assembleia Legislativa, em 1963, a família veio para a capital, onde ele exerceu a função de secretário de Abastecimento do governo Israel Pinheiro, diretor da Cosemig, juiz do Tribunal Regional do Trabalho em BH, depois requisitado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Voltou à Prefeitura de Francisco Sá em 1992, e morreu dois anos mais tarde.

 

 


• VIVA VANDER LEE!


Homenagem de Marcos Catarina para o seu irmão Vander Lee, que morreu há oito anos, o bloco Românticos São Loucos confirma seu desfile no carnaval de Belo Horizonte no dia 11 de fevereiro, em Santa Tereza. A trilha, claro, são os sucessos do homenageado. A novidade é a homenagem aos quilombos urbanos e rurais de Minas Gerais, com o lançamento de músicas temáticas e repertório afro-brasileiro. Como bloco independente, a agremiação carnavalesca conta com doações que podem ser feitas no site Benfeitoria, no link do projeto Cortejo Bloco Românticos São Loucos.


• ESQUENTA NA AVENIDA


As escolas de samba de Minas Gerais, grupos e artistas do samba e da cultura afro-mineira participam domingo (21/1) do Esquenta Avenida, das 10h ao meio-dia, na Praça da Estação. O ingresso é gratuito, com retirada pelo Sympla.


• ME LAMBE NO CARNAVAL


A luta por patrocínio é a luta de todos os blocos no carnaval. Para os menores, então, o drama é ainda maior. Para tentar aliviar a barra de alguns, a Lambe Lambe, encontrada nos bares Fermentaria do Mercado, na Galeria São Vicente e na Savassi, tem marcado presença nos ensaios e bloquinhos da cidade com sua latinha amarela e promete agenda intensa na folia. “Estaremos nos blocos menores, que não conseguiram patrocínio, dando uma força e marcando presença com a nossa bebida, que já ganhou o gosto do público e também tem feito sucesso entre os turistas”, conta Kaká Campos, diretora Comercial e a “cara” da Lambe Lambe na folia, onde costuma marcar presença sempre a caráter. Na agenda pré-carnavalesca da Lambe Lambe, estão o Terno do Binga/Bloco do Cachorro, Truck do Desejo, Aquilombar e outros ensaios e festas de arrecadação dos blocos independentes da cidade.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Tópicos relacionados:

bh cultura helvecio-carlos

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay