Publicidade

Estado de Minas RIQUEZAS DE MINAS

Rota de Grutas Lund terá atrações sinalizadas em quatro cidades

Sinalização com 124 placas vai informar atrativos relacionados à Rota das Grutas, nas cidades de Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo


26/10/2021 18:08 - atualizado 26/10/2021 18:38

Rota das Grutas Peter Lund, importante percurso turístico e cultural de Minas
Rota das Grutas Peter Lund, importante percurso turístico e cultural de Minas (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
Importante atração turística e cultural localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Rota das Grutas Peter Lund terá as riquezas sinalizadas ao longo de quatro cidades mineiras. É o que prevê projeto cujo recurso está assegurado pelo Ministério do Turismo. Serão 124 placas informativas para valorizar mais esse encanto de Minas.
 
Os municípios contemplados serão Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, na Grande BH; e Sete Lagoas e Cordisburgo, na Região Central do estado. O investimento previsto para a sinalização é de R$ 960 mil e o projeto, que conta com mais de 400 páginas, foi feito pela Associação Circuito Turístico das Grutas – Instância de Governança Regional das Gruta (IGR Grutas).
 
“Consideramos esta doação da IGR Grutas e dos municípios associados um grande passo na consolidação da parceria da IGR Grutas com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, para o desenvolvimento do território do Circuito das Grutas”, afirmou o secretário Adjunto de Cultura e Turismo Estado de Minas, Bernardo Silviano Brandão.
 
Belezas de unidade da Rota das Grutas Peter Lund
Belezas de unidade da Rota das Grutas Peter Lund (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
 
 
A administração estadual informa que o projeto estava desatualizado desde 2013. Para o planejamento de melhorias, que incluem a sinalização, foi necessária uma atualização dessas informações.  
 

Próximos passos 

 
A ação integra o programa estadual Reviva Turismo, que dá impulso à retomada sustentável, gradual e segura das atividades turísticas, conforme esclarece o Governo de Minas Gerais. E também faz parte das ações de concessão da Rota das Grutas, por meio do Programa de Concessão de Parques Estaduais (Parc). 
 
O projeto foi entregue nesta semana pela associação à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). 
 
As próximas etapas para a sinalização serão a liberação do valor e o lançamento da licitação para a contratação dos serviços de implantação da sinalização turística. 

Rota Lund

O percurso da Rota Lund passa por cinco cidades da Região Central de Minas e sete marcos principais. O conjunto de pontos turísticos leva o nome do pesquisador dinamarquês Peter Lund (1801-1880), considerado o "pai da paleontologia brasileira".
 
O circuito soma mais de 2,4 mil hectares de áreas naturais e possui 50 cavernas e 170 sítios arqueológicos. Peter Wilhelm Lund morou e trabalhou mais de 40 anos em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
 
Foi ele quem encontrou os vestígios do hominídeo mais antigo da América Latina, conhecido como o Homem de Lagoa Santa, um “parente” de Luzia, a primeira mulher da América, como entrou para a história.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade