(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas ACOLHEDORA

Minas Gerais abriga três das 10 regiões mais acolhedoras do país

Premiação Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com, escolheu destinos mineiros conhecidos por suas belezas naturais


08/02/2021 16:54 - atualizado 09/02/2021 14:38

(foto: Montagem sobre fotos de Álvaro Duarte e Leandro Couri/EM/D.A Press)
Depois de entrar na lista dos 10 destinos mais acolhedores do Brasil, Minas Gerais conquista ainda mais os corações dos viajantes e amplia o reconhecimento pela sua boa hospitalidade. De acordo com a premiação Travellers Review Awards 2021, da plataforma de reservas on-line Booking.com, o estado abriga três das 10 regiões mais acolhedoras do país.

De acordo com a lista divulgada pela Booking.com (o mesmo que concedeu o título anterior, único brasileiro a fazer parte), Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas, aparece em segundo lugar. Já o distrito de Lavras Novas, em Ouro Preto, na Região Central, se encontra na sétima posição. E ainda tem, em 10º lugar, a Serra do Cipó, também na Região Central de Minas.

Monte Verde, distrito de Camanducaia

População: 4.132 habitantes (Censo 2010)
Atrações:
  • Festival de Inverno de Monte Verde, com espetáculos culturais de teatro, dança, música e circo
  • Avenida Monte Verde, a principal onde concentra os restaurantes, lojas e serviços
  • Passeios de jeep
  • Trilha no parque Verner Grinberg (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Trilha do Platô e Pico do Selado)
  • Mirante do aeroporto, o aeroporto de Monte Verde é considerado o mais alto do Brasil, fica a 1600 metros de altitude.
Distância de BH: 484km 
Como chegar: De BH, o acesso é pela Rodovia Fernão Dias, BR-381, com os 30km finais (da sede do município ao distrito) em estrada íngreme. 

Ver galeria . 11 Fotos Álvaro Duarte, Associação de Hoteis e Pousadas de Monte Verde, Túlio Santos, Marden Couto e MoveLeandro Couri, Edésio Ferreira, Álvaro Duarte e Paulo Roberto Fonseca
Álvaro Duarte, Associação de Hoteis e Pousadas de Monte Verde, Túlio Santos, Marden Couto e Move (foto: Leandro Couri, Edésio Ferreira, Álvaro Duarte e Paulo Roberto Fonseca )


Lavras Novas, distrito de Ouro Preto

População: 1.526 habitantes (Censo 2010)
Atrações:
  • Cachoeira dos Namorados, dos Três Pingos, do Rapel
  • Represa do Custódio
  • Parque do Itacolomi
  • Trem da Vale (que faz o passeio entre Ouro Preto e Mariana e passa pelo distrito)
Distância de BH: 120km
Como chegar: A partir de Belo Horizonte, pela BR-040, entrar no trevo que indica a cidade de Ouro Preto. No km 95, entrar no trevo que indica a cidade de Mariana. Descendo a serra, passar por um trilho de trem e virar a direita, no trevo de Saramenha, depois do primeiro quebra-molas que fica em frente à Alcan. Seguir em frente até chegar na estrada asfaltada (Estrada Real). Após dois entroncamentos, virar à esquerda.

Ver galeria . 40 Fotos Leandro Couri, Túlio Santos, Gladyston Rodrigues e Edésio Ferreira/EM/D.A Press
(foto: Leandro Couri, Túlio Santos, Gladyston Rodrigues e Edésio Ferreira/EM/D.A Press )

Serra do Cipó, distrito de Santana do Riacho

População: 1 941 habitantes (Censo 2010)
Atrações:
  • Parque Nacional da Serra do Cipó
  • Cachoeira Grande, da Farofa, do Véu da Noiva, do Tomé, de Baixo, do Gavião, da Braúna, do Riachinho, da Capivara, das Andorinhas
  • Cânion dos Confins
  • Juquinha
  • Cachoeira 
  • Travessão
Distância de BH: 97,2km
Distância do aeroporto de Confins: 75,2km
Como chegar: MG-010, que passa pelo distrito e o liga a Belo Horizonte

Em nota divulgada nesta segunda-feira (08/02), o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, afirmou que se trata de mais um reconhecimento da hospitalidade mineira como uma potencialidade turística de Minas. Para ele, o resultado também reflete a consolidação das políticas públicas de Turismo no estado, “como o programa Minas Recebe, que estimula a profissionalização do segmento; e a preocupação com a retomada gradual e segura do setor, com os desdobramentos do Minas para Minas e a promoção da segurança sanitária em toda a cadeira produtiva do turismo”.

Ver galeria . 30 Fotos Leandro Couri, Edésio Ferreira, Álvaro Duarte e Paulo Roberto Fonseca
(foto: Leandro Couri, Edésio Ferreira, Álvaro Duarte e Paulo Roberto Fonseca )

Viagem Segura

Conforme a Secult, Minas Gerais, destino que foi habilitado a usar o selo “Viagem Segura”, do Conselho Mundial de Viagens de Turismo, soma também mais de 11 mil registros ativos no Cadastur e mais de 2,3 mil selos “Turismo Responsável”, do Ministério do Turismo.

 

São números significativos para o retorno das atividades de um dos setores essenciais para o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais. “Temos patrimônio histórico, a cozinha mineira, exuberantes paisagens naturais e culturais, estâncias hidrominerais e complexo de lagos, circuitos urbanos, rurais de aventura, e todas estes são potencializados por aquilo que só nosso estado possui e Guimarães Rosa traduziu muito bem: a mineiridade. Os mineiros sabem acolher e transformar uma viagem pelo nosso estado em uma memória afetiva, não só nas três localidades apontadas pela premiação, mas em qualquer um dos 853 municípios de Minas Gerais. A premiação chega em um momento importante, em que segmentos do Turismo e da Cultura estão autorizados, pelo Plano Minas Consciente, a retomar suas atividades de forma gradual e segura, seguindo protocolos necessários”, ressaltou o secretário.


Em breve a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) dará início à segunda fase do programa de reposicionamento e promoção de Minas Gerais como destino turístico: por meio de parcerias com a empresa CVC e de convênios com o Ministério do Turismo, a etapa “Minas para o Brasil” terá ênfase na projeção nacional do estado como destino atrativo e seguro, trabalhando as tendências do mercado do turismo de forma estratégica dentro das potencialidades de nosso território, para que mais brasileiros conheçam e tenham vontade de continuar descobrindo Minas Gerais.

Para conferir a lista completa da premiação Travellers Review Awards 2021, da Booking.com, clique AQUI.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)