
A concentração de proteína no feijão carioca é de 80 gramas a cada 100 gramas, equivalendo a cerca de 80% de sua composição. Concentração que rivaliza com fontes de proteína como o whey protein à base de soro de leite
Ray Shrewsberry/PixabayA Embrapa Agroindústria de Alimentos fez um estudo pioneiro no Brasil, produzindo um concentrado proteico de feijão carioca que promete ser uma alternativa saudável e nacional ao whey protein.
Leia: Descubra os sinais de que o corpo não está consumindo proteína suficiente.
A médica nutróloga Letícia Lucas, graduada pela Faculdade de Medicina de Juiz de Fora (FAME–JF) e pós-graduada em nutrologia pela Universidade e São Paulo (USP), explica tudo sobre o feijão carioca, seus nutrientes e benefícios, comenta os resultados da pesquisa e como essa descoberta pode impactar a alimentação e a indústria de alimentos.
Feijão carioca: rico em proteína
Médica nutróloga Letícia Lucas destaca que o grão do feijão carioca é uma excelente fonte de fibras alimentares, vitaminas, minerais e antioxidantes
Arquivo PessoalCocentrado proteico de feijão carioca
Leia: Cientistas descobrem proteína que pode ajudar a prevenir o Alzheimer.
Esse alto teor de proteína faz dele um ingrediente ideal para a formulação de diversos produtos alimentícios.
Alternativa para whey protein
Produtos à base de plantas
Além disso, ele pode ser incorporado em panificação, bebidas e suplementos alimentares. Essa versatilidade abre caminho para uma ampla gama de produtos que atendem às necessidades de diferentes consumidores.
*Para comentar, faça seu login ou assine