Emaranhado de fibras no cérebro com Alzheimer: caminho de intervenção

(Wikemedia Commons/Divulgação)

Pesquisadores da Penn Medicine, nos Estados Unidos, descobriram uma proteína que pode melhorar a função cognitiva e motora em pacientes de Alzheimer. Trata-se de um gene associado à tau, substância que, em pessoas com a doença, é produzida de forma deficiente, causando a morte dos neurônios. O estudo, publicado na revista Science, se baseia em modelos animais de enfermidades neurodegenerativas.

Uma das causas da doença de Alzheimer são emaranhados de fibras da tau deficiente, que destroem as células cerebrais e levam a sintomas como perda de memória. Esse problema, que ocorre quando a proteína se agrega, também está por trás de outros 20 tipos de demência e distúrbios do movimento, conhecidos como tauopatias. No entanto, ainda não está claro como e por que as proteínas tau se agregam e formam os aglomerados fibrilares em pacientes com essas doenças. Essa grande lacuna no conhecimento tornou o desenvolvimento de terapias eficazes um desafio para os pesquisadores.

Leia também: Exercícios físicos resistidos ajudam na prevenção e atraso do Alzheimer

"A maioria dos organismos tem sistemas de controle de qualidade de proteínas que removem proteínas defeituosas e evitam o dobramento incorreto e o acúmulo de emaranhados — como os que vemos com proteínas tau no cérebro de pessoas com taupatias — mas, até agora, não sabíamos como isso funciona em humanos ou por que funciona mal em alguns indivíduos e não em outros", disse o autor sênior, Xiaolu Yang, professor de biologia do câncer na Penn. "Pela primeira vez, identificamos o gene que supervisiona a função tau e temos um alvo promissor para o desenvolvimento de tratamentos para prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer e outros distúrbios relacionados."